Ano novo tributário: conheça todas as obrigações da sua empresa
Chegou o ano novo tributário, e você sabe o que isso significa? Anualmente, empresas precisam cumprir seus acordos com órgãos fiscalizadores governamentais. Esses acordos permitem o pleno funcionamento do negócio e sua visão estratégica de investimento para o novo ano.
Você já se perguntou a importância de elaborar um calendário tributário? Como se organizar corretamente? Quais são os critérios para os cálculos? Tranquilize-se, pois o Grupo Insigne preparou este artigo para sanar as suas dúvidas. Ao longo dos próximos tópicos, esteja a par de tudo que você precisa saber para o ano novo tributário.
Chegou o ano novo tributário. Sua empresa está preparada?
Atente-se às obrigações fiscais
O primeiro passo para receber o ano novo tributário na empresa é se organizar perante todas as obrigações fiscais. São elas as responsáveis pela estabilidade e crescimento corporativo. Declarações e taxas previamente acordadas com o Governo Federal e seus órgãos fiscalizadores exigem cumprimento de prazo e entrega de documentos diversos. Deseja alinhar-se à agenda? Continue acompanhando a leitura.
Monte o calendário fiscal
O calendário é de extrema importância na organização do ano novo tributário. Ele reúne todas as datas e prazos enviados pela Receita Federal, bem como as mudanças significativas nas obrigatoriedades. Para ter sucesso com o seu negócio, é preciso investir em organização. E a primeira demanda do ano já são as taxas e declarações fiscais.
Outra grande vantagem do calendário fiscal é a possibilidade de elaborar um plano de ação e investimento para o decorrer do ano. Com as datas em mente e, consequentemente, com as estratégias corretas para a devida entrega, é possível evitar possíveis problemas com antecedência.
Organize a documentação
Falando diretamente do cumprimento do ano novo tributário, é preciso organizar toda a documentação necessária durante o período. Documentos fiscais embasam e conformam a relação entre empresa e legislação. Além, é claro, de otimizar o tempo de trabalho da equipe responsável.
Fiscalize a contabilidade
Por falar em equipe, como anda a sua? Uma maneira econômica e efetiva de agregar melhorias à empresa em 2021 é contando com profissionais terceirizados em contabilidade, finanças, administração e tributação. Tudo isso você encontra no Grupo Insigne. Falaremos mais dos nossos serviços à frente. Agora, fique com o check list que montamos das obrigatoriedades tributárias.
Lista das principais obrigações para o ano novo tributário
DIRF
A Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte deve ser apresentada à Secretaria da Receita Federal. Nela, incluem-se quantias relacionadas ao Imposto de Renda ou contribuições direto na fonte. É uma obrigatoriedade de todas as pessoas jurídicas que pagam salários, residem no exterior, rendimentos derivados de entregas ou remessas, etc. Confira a lista no site oficial da Receita Federal, bem como as atualizações para o preenchimento da DIRF 2021.
ECF
Escrituração Contábil Fiscal é obrigatória para a maioria das empresas. Ela substitui a DIPJ, Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.
ECD
Escrituração Contábil Digital é uma obrigatoriedade aplicada em empresas que são obrigadas a manter escrituração contábil por meio de livro diário, balanços, fichas, razão e outras conformidades perante à legislação comercial. Funciona diferentemente da supracitada ECF.
EFD-Reinf
Esta é a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. O objetivo é informar à Receita Federal acerca dos tributos retidos sem relação empregatícia. Trata-se de um combate à sonegação fiscal, aumento do controle de operações brasileiras e otimização de outras prestações de contas. Atente-se às datas do ano novo tributário.
Bloco K
Dedicada a indústrias com faturamento anual maior (ou igual) a R$300 milhões. Para conferir o ajuste Sinief 25/2016 com todas as suas divisões de grupos, visite o site oficial.
eSocial
Aqui, tanto pessoa física quanto jurídica devem enviar informações sobre seus empregados. São incluídas todas as Obrigações Acessórias em um só lugar. Fique de olho nas novas datas para o ano novo tributário no site do Governo Federal (https://www.gov.br/esocial/pt-br).
Quer estar atento à todas as datas das obrigações de 2021? Clique aqui embaixo para ter acesso a um calendário completo e acompanhar sem estresse todas as datas importantes do ano.
Veja como o Grupo Insigne pode ser útil nesse momento!
Como citamos anteriormente, o Grupo Insigne pode ajudar sua empresa no ano novo tributário. Quer saber como? Visite nossos serviços de:
Agora, você também pode saber da nossa história de atuação no mercado. Não deixe de visitar o Blog do Grupo Insigne.
Deseja nos chamar? Entre em contato e solicite um orçamento personalizado!
Leave a comment