Conheça os indicadores financeiros para a saúde do seu negócio
Uma pesquisa divulgada pelo Serasa Experian, em fevereiro de 2019, mostrou que o Brasil registrava 5,8 milhões de empresas em condição de inadimplência. Contudo, em agosto de 2020, esse número caiu para 5,5 milhões. Esta redução chama atenção por inúmeros motivos que fizeram parte do contexto do país nesse período. Visto isso, conhecer as movimentações do mercado é de tamanha importância neste momento de crise que estamos vivendo atualmente. Deste modo, o Grupo Insigne separou este artigo para que você tenha capacidade de identificar os indicadores financeiros que medem a saúde do seu negócio.
Desejamos que a partir da leitura deste artigo você possa entender como obter mais controle financeiro de forma prática. Quer impedir que sua empresa seja registrada como um dado estatístico negativo nas próximas pesquisas? Prossiga a leitura!
Quais são os principais indicadores financeiros?
Para iniciarmos nossa reflexão, separamos os principais indicadores financeiros na lista a seguir. Com eles, você pode adaptar uma estratégia de boa gestão. Veja-os:
- faturamento;
- margem de lucro;
- lucro bruto;
- liquidez;
- margem de contribuição;
- ponto de equilíbrio;
- EBITDA;
- rentabilidade;
- lucratividade;
- ticket médio;
- ROI;
- giro de estoque.
Por que analisar a saúde financeira do negócio é importante?
A análise financeira também é chamada de análise econômica. Nesse sentido, se trata de uma observação da capacidade de geração de lucros. Portanto, está presente em todas as ações que são implementadas com algum critério de conversão.
Para que dados sejam levantados na análise e os gestores possam estudá-los, são utilizados os indicadores de desempenho financeiro, os quais são nomeados como KPIs (Key Performance Indicator). Uma vez que a observação desses é feita, o gestor pode identificar falhas, oportunidades ou necessidade de continuidade de alguma atividade que já foi iniciada. Logo, a análise consegue determinar o desempenho de uma ação.
Em função dessa perspectiva, no ponto de vista das finanças, os KPIs são tomados como base para a verificação de performance. Eles auxiliam na identificação de situações positivas ou negativas. Desta maneira, cumprem com o papel de trazer mais garantias às tomadas de decisão, seja no curto, médio ou longo prazo.
Portanto, uma vez que os indicadores de desempenho financeiro são observados, a empresa consegue ter mais autonomia para identificar problemas e reagir a eles o mais rápido possível. Assim, nada impede o crescimento do negócio.
Como observar os indicadores e impedir o endividamento geral?
Agora que já respondemos qual a importância da análise financeira, você deve estar se perguntando o que pode ser feito para garantir a saúde dos negócios de forma simples.
Dessa forma, a melhor estratégia de gestão dos gastos é a que leva não só os índices financeiros em consideração, mas também toda a cultura organizacional. O ideal, nesta medida, é fazer uma base de dados onde sejam relacionadas as informações e as ocorrências que geraram contexto para as ações da empresa dentro de um período determinado. No entanto, a complexidade desse processo não é um fator atrativo para gestores que têm a rotina tomada por compromissos.
A partir disso, preferir uma opção inteligente, a exemplo do BPO Financeiro, pode simplificar essa rotina de observações sem que a transparência e eficiência do processo fiquem comprometidas.
Na sequência, separamos todas as contribuições do BPO Financeiro para você que se preocupa em manter sua empresa longe do vermelho.
Quais são as contribuições do BPO Financeiro?
Hoje, o BPO Financeiro é reconhecido como uma solução para o crescimento das empresas que não querem problemas com finanças. Em detrimento disso, prevê a manutenção da saúde dos negócios e a expansão deles.
De modo automatizado, é possível personalizar o serviço de acordo com as necessidades da sua empresa. Assim, os indicadores financeiros mais importantes continuam sendo observados.
Conheça as principais contribuições do BPO Financeiro:
Eficiência e produtividade
O BPO Financeiro não admite falhas que são comuns nas atividades manuais. Tenha a oportunidade de focar no core business!
Segurança Financeira
O BPO Financeiro é um recurso que não dispensa transparência e relação com a sua contabilidade. Desta forma, impede que erros graves ocorram e torna as decisões mais assertivas no setor.
Planejamento estratégico
Com o planejamento estratégico é possível observar os índices financeiros dentro do padrão que é recomendado para sua empresa. Assim, a saúde dos negócios e o crescimento tornam-se consequências dessa implementação.
Gestão digital
As informações sobre indicadores financeiros e outros termos relacionados ficam disponíveis na nuvem. Dessa forma, você pode acessá-los sempre que quiser.
Leia nosso ebook e faça uma gestão de gastos eficiente!
Nosso BPO Financeiro gera todas as contribuições que foram listadas acima, além de outros benefícios como: redução do custo com mão de obra, visão otimizada do financeiro e fornecimento de dados exatos.
Existe uma série de formas práticas que nossos especialistas podem desenvolver para te ajudar na gestão dos seus indicadores financeiros e dos gastos em geral! Se você tem curiosidade de conhecê-las, baixe o ebook sobre Estratégia de Gestão de Gastos e se aprofunde no tema.
O Grupo Insigne tem o que sua empresa precisa para continuar crescendo!
Leave a comment