O que o Branding pode fazer pela sua estratégia empresarial: o case Temperare
Falar sobre estratégia empresarial é essencial para qualquer empreendedor. Treinamentos, networking de valor e trocas de conhecimento com outros empresários que já trilharam o caminho são o que verdadeiramente fomentam o mercado B2B (empresas que realizam parcerias e negócios com outras empresas).
O Grupo Insigne participa e envolve seus clientes em eventos e reuniões sobre estratégia com empresas de diversos segmentos. Nessa troca de experiências entre diretores, observamos a necessidade de propor soluções relacionadas ao propósito e desenvolvimento do negócio e sobre como ele pode crescer de maneira sustentável.
Branding como Estratégia para Negócios
Dentro dessa discussão, um tópico que sempre surge quando falamos de construção e expansão de negócios é o branding. A gestão e posicionamento da sua marca é um assunto em pauta para qualquer tipo de empresa, independentemente da área de atuação ou porte.
O branding é uma ferramenta estratégica que sua companhia deve usar para se destacar cada vez mais no mercado, reforçando seu propósito de existir como empresa, difundindo seus valores e dando um motivo para o consumidor fazer negócio com você – ao invés de com outras empresas – e claro: trazendo uma identidade respeitada e admirada por colaboradores, parceiros e fornecedores.
O Grupo Insigne é uma empresa que passou por todo o processo de estruturação de marca, pessoas e crescimento financeiro, e hoje constrói soluções empresariais para alavancar o negócio de outras empresas. Diagnosticamos pontos de melhorias e entregamos propostas aos negócios dos empreendedores. Foi assim que conectamos diversos de nossos clientes com a Thruster Design – uma de nossas empresas parceiras, responsável pelos projetos de Comunicação dos nossos clientes.
Um exemplo de cliente que contou com nosso diagnóstico e mapeamento de estratégias e investiu em uma nova marca – ou seja, um Rebranding para a empresa – é a Temperare, e-commerce de equipamentos para cozinhas profissionais.
Confira abaixo como a solução estratégica do Grupo Insigne uniu a Thruster à Temperare, desenvolvendo mais um case de sucesso.
Case de sucesso | Temperare
Desde o início, o principal desafio para o Rebranding da Temperare é que a marca e a identidade visual já existiam, mas não se conectavam de fato com o consumidor, era um e-commerce como outros existentes.
Thiago Duarte, responsável pelo projeto, explica: “Não havia pontos de conexão para enxergar a Temperare como uma marca diferente das outras – qual era seu diferencial e por que comprar com ela? Até então não era possível entender através da marca. Então o processo foi justamente apagar tudo o que vinha sendo feito e reconstruir. Hoje tudo se conecta, e o consumidor percebe com clareza que é uma empresa que se preocupa com os detalhes”.
O processo de reconstrução começou com pesquisa e reuniões de imersão, para entender a jornada dos consumidores e os objetivos dos donos da marca. Em seguida veio a conceituação, e foi definido que o conceito da Temperare seria “sua cozinha sempre profissional”. “O objetivo foi mostrar que seja uma dona de casam um dono de restaurante ou um dono de um pequeno negócio, a Temperare pode atendê-los de forma única”, conta Thiago.
Para ele, o principal diferencial da marca, após a criação do Design, é o símbolo inovador, pois foi um símbolo modular – o que aparece em todos os produtos –, que é o T de Temperare. “Encontramos esse ‘T’ na altura, largura e profundidade dos produtos. Em algum momento, todos eles formam um T. Ou seja, a Temperare está sempre presente”.
Conversamos também com Andressa Dias, fundadora da Temperare, para que ela explicasse como o Rebranding impactou o negócio como um todo.
ENTREVISTA | Andressa Dias, fundadora da Temperare
Grupo Insigne: Quais eram as ‘dores’ da Temperare antes do projeto de Rebranding?
Andressa Dias: Eu não entendia que tinha uma ‘dor’. Era o tipo de coisa que a gente precisa e não sabe que precisa e pensa “como não fizemos isso antes”? Tudo começou porque eu queria mudar a logo da marca e não gostava de nenhuma proposta.
Então percebi que o problema não era a letra ou a logo – era a falta de propósito: a marca não transparecia qual era o propósito da Temperare. Essa falta de clareza certamente era minha dor mais “profunda”.
GI: Como foi o processo para você (como fundadora do negócio)?
AD: Foi emocionante. Sabe aquelas perguntas que nunca ninguém te fez? O processo de pesquisa pra o Branding foi assim, pois era quase uma “sessão terapêutica” sobre o meu negócio – foi um processo transformador e revelador. Para mim, o Branding foi sinônimo de objetivo, propósito e clareza.
GI: Qual foi o impacto do Branding para os colaboradores da Temperare?
AD: Responder essa pergunta me emociona. Eu não nasci empresária, eu fui funcionária durante muito tempo. Então as pessoas sempre foram muito importantes para mim; eu não queria nada se não fosse para envolver as Pessoas também.
Quando me perguntaram os pontos que eu queria para a Temperare, em todas as minhas respostas apareciam as pessoas. E agora, depois do Branding, elas se sentem parte de um propósito, e não apenas de um trabalho.
Todos começaram a receber comunicados e começaram a se envolver mais com a rotina de todas as áreas. Mesmo ainda sendo uma empresa pequena, eles enxergam como uma um negócio grande e bem estruturado.
GI: Qual foi o impacto do Branding para os fornecedores da Temperare?
AD: Antes era difícil encontrar bons fornecedores, e alguns se recusavam a me fornecer seus produtos.
Atualmente, temos uma carta de apresentação, elaborada pela Thruster. E quando os fornecedores olham nossos prêmios, cores e a organização como um todo, eles veem o negócio com mais respeito.
Hoje, as pessoas me procuram. Por exemplo, uma das maiores empresas do Brasil me procurou para eu participar da criação do aplicativo dela.
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Os detalhes completos sobre o projeto podem ser conferidos aqui.
Precisa de uma estratégia de Branding? Nós podemos te ajudar:
Conforme explicamos acima, o Grupo Insigne é uma construtora de soluções empresariais, e tem como uma de suas parceiras a Thruster Design. Com o apoio certo, é possível montar uma estratégia de posicionamento eficaz para o seu negócio, garantindo o fortalecimento do seu nome no mercado atual.
Sem falar, é claro, no quanto isso pode te ajudar a expandir suas vendas e faturamento.
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