31/01/2023

Economia: após recorde de inadimplência, Brasil registra queda

Após recorde inadimplência em novembro de 2022, O país registrou uma queda no final do ano.

O aumento do preço dos alimentos é um dos principais fatores para os 11 meses de 2022 em que as taxas cresceram a cada mês. De acordo com o Serasa, esse crescimento foi revertido em queda no mês de dezembro.

Segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa, 69,4 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no último mês de 2022, representando uma queda de 405 mil pessoas em relação ao mês anterior (69,83 milhões). Valor médio da dívida por pessoa foi de R$ 4.493,91.

Fonte: Serasa

O cartão de crédito continua como o maior responsável pelas dívidas (28,7%) que não conseguem ser pagas, seguido pelas contas básicas (22,25%) e pelo varejo (11,47%).

Um dos fatores que ajuda a explicar esse cenário é a injeção de dinheiro na economia com o pagamento do 13º salário. O Serasa também coloca Feirão Limpa Nome como possível fator para a diminuição do número de inadimplentes.

Segundo a entidade, foram feitos 8,4 milhões de acordos entre novembro e dezembro, “o maior número de negociações da história da Serasa”. Ainda de acordo com o levantamento, as mulheres foram as que mais renegociaram suas dívidas no fim do ano.

Fonte: G1 e Portal Contábeis

CONTE COM NOSSOS especialistas de contabilidade

Nossos especialistas estão disponíveis para tirar dúvidas sobre  questões contábeis e muito mais para uma melhor gestão do negócio de nossos clientes.

Saiba mais sobre nossos  soluções de terceirização e estratégia clicando aqui.

CONHECIMENTO NA PALMA DA SUA MÃO

Para receber notícias e atualizações do universo empresarial na palma da mão,  contando com as últimas atualizações trabalhistas, entre em na nossa Lista de Transmissão Oficial. Solicite sua entrada preenchendo o formulário abaixo ou enviando mensagem para o Whatsapp (21) 99467-5877 solicitando sua participação

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *