Como implementar OKRs: a estratégia de grandes empresas
OKRs vem do inglês Objectives and Key Results, que significa Objetivos e Resultados-chave — os dois componentes essenciais do método. Basicamente, cada OKR contém um objetivo (algo que se quer alcançar) e entre 3 e 5 resultados-chave (metas específicas usadas para monitorar o progresso em direção ao objetivo).
Não à toa, os OKRs vieram do Vale do Silício — o polo de inovação global e berço de milhares de startups e scale-ups de tecnologia. O método OKR ficou conhecido como a “fórmula de sucesso” do Google e se espalhou pelo Vale do Silício, graças à sua eficiência e simplicidade — e até hoje é utilizado pelo gigante das buscas.
POR QUE IMPLEMENTAR OKRs NA SUA EMPRESA?
Por meio dessa estrutura simples, os gestores conseguem fazer o planejamento estratégico do negócio de uma forma muito mais prática e ágil. Afinal, basta olhar para as metas definidas e verificar se a equipe está no caminho certo para atingi-las, usando como base as métricas associadas. Assim, todos conseguem acompanhar o desempenho da gestão e o processo fica menos burocrático do que no planejamento tradicional, que tem várias etapas e conceitos.
As OKRs são uma adaptação da prática tradicional de metas à realidade mais instável e competitiva das empresas de hoje, além de ser uma forma que ajuda a direcionar a tomada de decisão para o presente e futuro do negócio.
Sabemos que negócios que querem durar para sempre precisam estar constantemente inovando e buscando formas de se reinventar. O que muitas pessoas não sabem é que não existe a necessidade de invenções mirabolantes e esse planejamento estratégico pode ser feito de maneira simples, com um olhar de negócios.
Por isso vamos te ajudar a pensar nos passos necessários para implementar as OKRs na sua empresa.
gestão de OKRs em 5 passos simples
Colocar a gestão de OKRs em prática é simples e pode agilizar muito seu dia a dia.
- Comece pelos objetivos
O primeiro passo para aplicar a gestão de OKRs é definir os objetivos da empresa, ou seja, descrições que indicam aonde o negócio precisa chegar.
Só que, diferentemente dos objetivos comuns de um planejamento, esses precisam ser mais engajantes e inspiradores para a equipe.
Por exemplo, em vez de escrever “Melhorar a experiência do cliente”, você pode usar “Criar uma experiência memorável para nossos clientes em todos os canais”.
- Defina os resultados-chave
Com os objetivos criados, o próximo passo é definir quais resultados-chave vão guiar a empresa pelo caminho certo.
Na prática, eles funcionam como metas baseadas em KPIs (indicadores-chave de desempenho) e devem ser quantitativos para aumentar sua precisão.
Por exemplo, se o objetivo é aumentar o faturamento da empresa em 10% nos próximos 6 meses para vencer o concorrente, os resultados-chave podem ser “alcançar uma receita de R$ 200 mil mensais” ou “conquistar 50 novos clientes”, por exemplo.
- Estruture o OKR
Com os objetivos e resultados-chave, você pode dividir os OKRs por áreas e usar a estrutura básica a seguir:
Objetivo (O)
- KR1
- KR2
- KR3
Veja um exemplo de OKR voltado à área de finanças:
Objetivo: reduzir as despesas fixas da empresa em 20% em 6 meses para começar o próximo ano com fôlego no caixa
- KR1: fazer o planejamento tributário para reduzir impostos em pelo menos 30%
- KR2: terceirizar a gestão financeira para economizar 20% em custos operacionais
- KR3: promover uma campanha de conscientização para economizar 30% em contas de consumo.
- Compartilhe com a equipe
A gestão de OKRs só faz sentido se for compartilhada com todos os colaboradores envolvidos.
Quando as equipes conhecem os objetivos e resultados-chave, o nível de engajamento é maior e todos caminham na mesma direção para alcançar o sucesso do negócio.
- Monitore de perto os resultados-chave
Para que a gestão de OKRs funcione, você deve acompanhar de perto o progresso dos resultados-chave de acordo com as metas e métricas estabelecidas.
O ideal é contar com um sistema de gestão digital capaz de manter as equipes informadas e facilitar o monitoramento dos KPIs da empresa.
Dessa forma, todos se mantêm conectados aos OKRs e a sinergia é garantida na organização.
Não à toa, os OKRs vieram do Vale do Silício — o polo de inovação global e berço de milhares de startups e scale-ups de tecnologia.
O que aprendemos com implementação de OKRs?
No último mês, nossas equipes tiveram o melhor resultado desde novembro de 2021. Qual o segredo?
“No Grupo Insigne valorizamos e vivemos uma cultura de cuidado e resultado. Cuidado em cada pequeno detalhe com o colaborador e com o cliente para que ambos tenham sempre melhores resultados. O mercado já reconhece nosso posicionamento e não a toa fomos premiados ano passado como uma das melhores empresas em Satisfação do Cliente no Brasil e premiados pela GPTW como a 4a melhor empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro. Ainda sim precisamos medir esses resultados para crescer.
A atuação do time de Gente e Gestão é altamente estratégica e atua como uma cadeira estratégica com a diretoria da empresa. Definimos um plano de sucessão de carreiras pautado em alta performance. Adquirimos uma plataforma de gestão de performance, onde são feitos os acompanhamentos dos resultados pelos gestores, feedbacks, agendadas 1 on 1s e todo nosso processo de gestão ágil.
Quando todos sabem suas metas e objetivos, conseguem caminhar com autonomia em prol do crescimento do negócio. Quando você define o que é importante pra empresa alcançar e suas lideranças conseguem contagiar os times com essa energia, os resultados chegam.
Foi assim que o Google fez. Foi assim que grandes empresas cresceram e continuam crescendo de hoje pra sempre.”
TIME DE GENTE E GESTÃO DO GRUPO INSIGNE
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