Blockchain ganha força na contabilidade
utilizada nas transações envolvendo criptomoedas, a blockchain se apresenta como uma poderosa aliada da contabilidade moderna e segura
O rápido avanço da contabilidade nos últimos anos obrigou o setor a desenvolver ferramentas que garantam a integridade dos números e o sigilo das informações. Ao lado do mundo contábil, as criptomoedas utilizam a blockchain para garantir total segurança do valor das moedas digitais e smart contracts.
A definição de blockchain é ser uma cadeia de blocos de dados que representa a contabilidade financeira ou o registro das transações. Toda transação é assinada digitalmente afim de ser autenticada e garantir que não passe por fraudes. Sendo assim, a movimentação das moedas digitais é confiável.
O mundo das criptomoedas ainda é um mistério em muitos aspectos, mas o uso da blockchain garante que toda a transação realizada com ela seja segura, sigilosa e restreável. Para a contabilidade, essa é uma potente arma para evitar fraudes e garantir a natureza original dos números.
A adoção da blockchain na contabilidade está sendo acelerada nos últimos anos. Principalmente, motivadas por gigantes bancários no mundo todo. Por exemplo: o Santander já utilizar desse sistema de registro de dados para antecipar transações internacionais e acelerar as movimentações bancárias de seus clientes.
Com isso, esse artifício se torna o principal e mais forte livro-razão na mão de um contador que saiba utilizar da blockchain. O Grupo Insigne separou alguns bons motivos para o uso desse sistema na contabilidade:
Registros contábeis não podem ser alterados
A blockchain é utilizada como um livro-razão aberto e distribuído que pode registrar as duas partes da transação de forma eficiente, verificável e permanente.
Ao ser utilizado como um livro contábil distribuído, um bloco é gerenciado por uma rede peer-to-peer network que se insere coletivamente a um protocolo para validar novos blocos. Uma vez registrados, os dados de qualquer bloco não pode mais ser alterado, evitando fraudes e sonegação.
a blockchain reduz o volume de erros
Por garantir que as informações ali depositadas não poderão mais ser alteradas, os processos contábeis passam a ser mais facéis e confiáveis. Isso facilita uma possível auditoria dos dados e permite um gerenciamento rápido da segurança, tudo isso com criptografia.
CONTABILIDADE EM TEMPO-REAL
Você já conferiu que a blockchain permite que a contabilidade seja auditável, segura e restreável. Mas, outro ponto positivo é a possibilidade dos dados depositados nesse bloco serem atualizados em tempo-real e públicos. Isso permite que ambas as partes da transação acompanhem a movimentação feita em uma possível auditoria.
Com o uso das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), as notas de entrada e saída são obtidas automaticamente. Ocorre que os sistemas fiscais e contábil buscam todas as transações comerciais e financeiras dos clientes.