Prazo para ECD não será prorrogado; saiba mais
prazo para o envio do ecd SERÁ ATÉ 31 DE MAIO, ENQUANTO O ENVIO DO ECF PARA 31 DE JULHO. dATAS FINAIS SÃO MANTIDAS E NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO
A Receita Federal comunicou que o prazo para o envio da Escrituração Contábil Digital (ECD) e a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) serão mantidas nas datas atuais.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Fenacon e o Ibracon solicitaram à Receita Federal a prorrogação do prazo da ECD.
Porém, as datas foram mantidas. O envio do ECD deverá ser feito até 31 de maio de 2023, enquanto a ECF precisará ser enviado até 31 de julho do mesmo ano.
Os calendários de 2020 e 2021 tiveram prorrogação na data final devido aos impactos da pandemia da Covid-19.
Segundo a Fenacon, um dos motivos para a negativa estão o fato de não ter ocorrido mudanças de layout de entrega da escrituração do ano-calendário 2021 para o ano-calendário 2022.
A Escrituração Contábil Digital é o módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) que substitui a escrituração contábil em papel por arquivo digital transmitido à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.
A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é o módulo do Sped por meio do qual são registradas as informações contábeis ajustadas para fins fiscais de apuração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), além de outras informações econômico-fiscais.
Notícias importantes sobre o mercado contábil brasileiro estão disponíveis nos conteúdos do Blog do Grupo Insigne. Faça parte da nossa lista de transmissão.