Contabilidade em startups: entenda a importância
A contabilidade dentro das startups acompanha o crescimento da empresa e garante todas as adaptações necessárias a cada novo investimento.
O ritmo de crescimento de uma startups é constante e necessita que todos os setores da empresa estejam alinhados para gerar ainda mais resultados.
O Brasil possui um sistema tributário complexo e a contabilidade é o setor responsável pelo fornecimento de dados e regularidade da empresa para que não tenha problemas com as autoridades fiscais do país.
Qualquer erro no envio de declarações ou pagamentos de impostos podem trazer sérias consequências para a empresa.
Saiba como evitar erros no seu planejamento tributário.
Por isso, é muito importante contar com um serviço de qualidade, que além de dar conta das obrigações, se mantenha preparada para movimentações financeiras repentinas.
Para cuidar dessas empresas é preciso levar em consideração sempre as projeções de crescimento e potenciais investidores. Além disso, uma startup com sua contabilidade em dia é muito mais atrativa.
Com a comprovação dos serviços contábeis, a empresa consegue comunicar sua situação financeira de forma transparente para transmitir com segurança para seus investidores.
A missão é produzir informações valiosas direcionando o crescimento do negócio e agir como parceira estratégica do negócio.
Quais são as vantagens de ter uma contabilidade eficaz em uma startup?
Até aqui, você já viu que ter uma parceira contábil traz muitos benefícios para seu negócio. Entenda as principais vantagens de contratar esse serviço.
Facilidade na abertura da empresa
O processo de abertura fica mais simplificado com o apoio de um time contábil para preencher corretamente os dados, conferir a documentação e iniciar o negócio com tudo certo.
Redução de impostos
O planejamento tributário é o serviço ideal para garantir que a empesa pague somente os impostos necessários. É a forma de gerenciar o pagamento de impostos e encontrar os meios para reduzir a carga tributária.
Sinaliza os incentivos fiscais
Além de trabalhar otimizando os impostos, a contabilidade fica atenta para os incentivos fiscais que a empresa pode aproveitar. Um exemplo é a “Lei do Bem”, que prevê benefícios fiscais como alíquota zero no Imposto de Renda para o registro de marca e redução do Imposto sobre Produto para empresas de pesquisa do segmento tecnológico.
Captação de investimentos
Para atrair bons investidores, é essencial que a empresa tenha uma contabilidade bem estruturada, com relatórios confiáveis sobre as performances financeiras e projeções da empresa.
Apoia o processo de valuation
As startups passam pelo processo de calcular o valor do negócio com base no seu potencial de retorno e crescimento. A contabilidade auxilia no procedimento e tem como base demonstrativos contábeis e financeiros do negócio para expectativa de retorno dos investidores.
Conteúdos relacionados ao segmento tributário podem ser encontrados aqui no Blog do Grupo Insigne. Também faça parte da nossa lista de transmissão.