Quais são as vantagens de ter um DP terceirizado
Veja como ter o Departamento Pessoal terceirizado e consultivo pode agregar no seu negócio.
A terceirização trabalha na transferência das responsabilidades de um departamento para outra empresa especializada naquela área. Logo, terceirizar o Departamento Pessoal é entregar as tarefas desse setor para uma organização especialista.
Hoje em dia, a terceirização do departamento pessoal vem se mostrando uma prática cada vez mais comum nas empresas, seja por otimização do tempo, economia ou para garantir a segurança dos processos da área.
Um erro recorrente entre empresas de diversos segmentos é unir as demandas do DP e RH.
A área de Recursos Humanos é responsável por políticas de contratação e competências para os cargos, enquanto o Departamento Pessoal cuida dos processos e burocracias trabalhistas.
Esse processo pode envolver atividades como o fechamento de folha de pagamento, admissão, demissão, avaliação de risco, férias, administração de benefícios, controle de ponto e muitas outras.
Além da terceirização, ter um departamento pessoal consultivo é ter o auxílio estratégico do setor nas rotinas burocráticas, alinhando as demandas tradicionais com soluções para possíveis problemas visando otimizar o negócio.
Essa mudança visa trazer mais tranquilidade para o setor que acaba lidando com muitas regras trabalhistas, previdenciárias e processos legais que envolvem os colaboradores e a gestão de pessoas.
Confira agora 5 principais dicas para tornar seu departamento pessoal mais consultivo
Faça um diagnóstico do setor
O primeiro passo para mudar a área é entender como anda o desempenho da equipe. Para isso, é preciso uma pesquisa sobre o andamento dos processos e identificar as possíveis falhas de comunicação, fluxos de demandas que podem estar comprometendo o desempenho da equipe.
Considere a digitalização de processos
Quando se pensa em um DP estratégico, a tecnologia deve ser sua aliada.
A papelada sai e é substituída por um software de gestão específico para depositar os dados de todos os colaboradores em um único sistema permitindo acesso e alterações rápidas.
Automatize as tarefas
O departamento pessoal tem algumas funções repetitivas, então é indispensável a automação de tarefas. Também junto da tecnologia o DP pode mecanizar demandas como relatórios detalhados e outros tipos de burocracia.
Trabalhe a ambientação do time
Agora que já alinhamos a tecnologia e os processos, é hora de investir em treinamentos e organização interna.
A equipe deve se atualizar com as novas leis e práticas do mercado, entender os objetivos da empresa e ter conhecimento sobre a gestão dos negócios.
Além disso, será essencial ter habilidades de comunicação para abastecer as outras áreas com informações estratégicas.
Analise a terceirização
Essa opção torna o serviço acessível e atrativo para as empresas, pois já conta com uma equipe treinada, experiente, com todos os conhecimentos burocráticos, legais e além do entendimento estratégico com a gestão de negócios.
Conteúdos estratégicos como esse, você encontra aqui no Blog do Grupo Insigne e não deixe de fazer parte da nossa lista de transmissão para receber todas as novidades.