reforma tributária
22/12/2023

Reforma Tributária foi promulgada pelo Congresso Nacional

Nesta quarta-feira (20), o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional (EC 132/2023), que institui a tão esperada reforma tributária sobre os impostos de consumo. Esse marco representa o desfecho de um debate que se arrastou por décadas no país, representando a alteração mais significativa no sistema tributário brasileiro durante um período democrático.

A matéria passou pela última etapa na sexta-feira (15), quando foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados. Apesar das mudanças durante o processo, a essência da versão original foi mantida na redação final.

A equipe econômica do governo espera que as mudanças proporcionem simplificação ao sistema tributário, eliminem distorções setoriais e federativas, além de reduzirem o número de disputas jurídicas e administrativas.

Os integrantes do governo apostam em uma melhora no ambiente de negócios e um aumento nos investimentos no país como resultado das alterações.

Apesar da conclusão do processo legislativo, a implementação da reforma tributária depende de regulamentação. Nesse sentido, o governo já está trabalhando em pelo menos três projetos de lei complementar para submeter ao Congresso Nacional. A expectativa é que esses textos possam ser avaliados ao longo de 2024.

Principais pontos da Emenda Constitucional da reforma tributária:

· Simplificação de Impostos

· Comitê gestor

· Alíquotas e setores beneficiados

· Regimes Especiais

· Imposto Seletivo

· Regra de Transição

· Limite para carga tributária

· Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional

· Compensação de Perdas com ICMS

· Zona Franca de Manaus (ZFM)

· Setor Automotivo

· Contribuições Estaduais

· “Cesta Básica Nacional”

· Devolução de impostos a pessoas físicas

· Compras Governamentais

· Outros Impostos

 

Essas e outras notícias relevantes sobre o regime tributário brasileiro, você acompanha no Blog do Grupo InsigneFaça parte da nossa lista de transmissão e não perca nenhum conteúdo relevante sobre o mercado nacional.

 

*Tenha acesso a nossa Lista de Transmissão e receba mais informações na palma da sua mão. Esses e outros conteúdos estão disponíveis no **Blog do Grupo Insigne.*