A principal mudança no Brasil em 2025: A Reforma Tributária!
Você já alinhou o seu negócio para encarar as futuras mudanças que acontecerão no sistema tributário brasileiro?
A Reforma Tributária promete transformar a forma como os impostos sobre o consumo são recolhidos no Brasil. Com um sistema mais automático, transparente e eficiente, os tributos serão pagos diretamente nas transações comerciais, reduzindo a burocracia para empresas e consumidores.
Assim, em breve, as operações comerciais passarão a contar com mecanismos cada vez mais otimizados. com a margem de erro reduzida e a brecha para evasão fiscal ainda mais estreita.
Para as empresas, essa mudança significa uma série de alterações no mindset operacional que vai desde o fluxo de caixa até a contabilidade final. E sim, você precisará de uma equipe especializada em assuntos fiscais/tributários para não cair na malha fina. A partir de sua promulgação, a Reforma Tributária terá aproximadamente 6 a 7 anos de adaptação.
Nesse prazo, dois sistemas tributários flexíveis estarão em voga, e o seu negócio deixará de prestar contas para um, em direção ao outro. Confuso? Devido a isso, o Grupo Insigne tem orientado seus parceiros comerciais da melhor forma possível nesse processo. Vamos conversar sobre o sistema tributário mais próximo da sua realidade! Confira as mudanças nos métodos de recolhimento:
Split Payment: Tributos são descontados automaticamente na compra
Compensação de Créditos: O contribuinte poderá usar créditos tributários previamente reconhecidos para abater parte dos tributos devidos. Ele permite que, a médio prazo, o negócio possa aliviar a carga tributária efetiva.
Pagamento pelo Fornecedor: Nessa modalidade, o tributo será feito sobre os débitos pendentes relacionados ao novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
Pagamento pelo Adquirente: Nessa modalidade, o comprador pode ser responsável pelo tributo, quando este for contribuinte do IBS e da CBS.
Recolhimento por Terceiros: Bancos e plataformas podem receber autorização para recolher os impostos.
Com essas mudanças, o recolhimento dos impostos passará a ser retido na fonte e não mais durante a compra ou transação, o que onerava o comércio e era um dos causadores da “guerra fiscal” que acontece atualmente no Brasil. Com essas novas formas de recolhimento, a tendência é que a arrecadação aumente e o bolso do empresário sinta um alívio na burocracia.
Em partes, a mudança no recolhimento dos tributos permitirá que:
Haja menos burocracia e mais segurança nas operações
Reduza a complexidade no pagamento de tributos
Uso de tecnologia para facilitar a arrecadação e evitar fraudes
Exige a adaptação aos novos modelos para manter a conformidade
Portanto! Não fique para trás! Acompanhe as mudanças e garanta que sua empresa esteja preparada. O Grupo Insigne vem há mais de 17 anos atuando ao lado de grandes empresas com estratégia e conhecimento real do sistema tributário brasileiro. Nossos especialistas estão preparados para ajudar a sua empresa neste momento tão importante!
Nos acompanhe nas redes:
Fique por dentro de temas relevantes no mercado. Receba em primeira mão, através de nossa lista de transmissão, diversos conteúdos de valor e impacto no mercado.