BPO Financeiro traz excelentes resultados aos negócios
Investir em segurança e eficiência tem sido os principais motivos para as empresas procurarem serviços de bpo financeiro; alternativa pode ser fundamental para o sucesso de uma boa estratégia de negócios; saiba mais
Gerir um negócio tem seus desafios e o setor financeiro é o principal deles. Sempre visando reduzir custos e aumentar a margem de lucros, uma estratégia de negócios passa pelo desenolvimento de um plano de ação baseado na análise de dados da empresa e de seu potencial no mercado.
De acordo com relatório recente da consultoria internacional Grand View Research, o mercado de Business Process Outsourcing (BPO) deve ter um crescimento anual de 8,5% entre os anos de 2021 e 2028. O relatório ainda revela que em 2028, o mercado global de BPO chegará a uma receita de US$ 405,6 bilhões.
No Brasil, segundo a Transparency Market Research existe a expectativa de crescimento de 14% até 2024 no mercado de terceirização de serviços. O estudo aponta que esse crescimento ainda é um reflexo da pandemia, quando as empresas passaram a buscar redução de custos e automação do maior número de tarefas possíveis.
Quer descobrir como a terceirização do setor financeiro pode ajudar o seu negócio?
O principal ponto positivo de um BPO financeiro é colocar como foco principal a sua estratégia de crescimento, desfrutando de profissionais qualificados e atualizados para exercer funções que demandam tempo e conhecimentos bastante específicos, com menor investimento. Em resumo, aumentar a qualidade a um preço justo.
Ao mesmo tempo, também permite que as informações sejam mais completas e consistentes para tomar decisões, mesmo sem ter um profissional ou equipe dedicada a isso.
Segundo a gigante da tecnologia financeira Bill.com, 47% dos contadores entrevistados acreditam que o trabalho de BPO Financeiro crescerá em sua área nos próximos anos, sendo uma das maiores oportunidades de crescimento.
As empresas estão buscando esse serviço diante do cenário promissor. O Grupo Insigne vem há 16 anos atuando com uma equipe qualificada e reconhecida para atuar com BPO Financeiro e desenvolver estratégias de negócios que consolidam investimentos em diversos setores.
Abaixo os principais motivos para contratar um BPO Financeiro:
- adoção de melhores práticas e processos estruturados sem exigir a contratação de um ou mais profissionais;
- controle de pagamentos e recebimentos, com equilíbrio do caixa e liberação rápida dos recursos para capital de giro;
- redução da inadimplência devido à implantação de uma política de cobrança eficiente;
- melhoria do ambiente de controle e governança por conta da existência de áreas aprovadoras e executoras;
- diminuição dos custos trabalhistas com áreas que não fazem parte do core business, o que permite atender à demanda do setor de acordo com o crescimento organizacional;
- redução dos problemas com contratação e gestão de pessoas, ao mesmo tempo que os colaboradores-chave são liberados para executar atividades estratégicas;
- automação dos processos gerenciais, porque a companhia compreende a relação entre objetivos, recursos e capacidade produtiva e isso diminui riscos, eleva a produtividade e potencializa os lucros;
- monitoramento contínuo com geração de relatórios e indicadores de desempenho, a fim de identificar aspectos que precisam ser ajustados, melhorar a qualidade da informação e aprimorar a estrutura do negócio;
- diminuição dos custos operacionais devido à padronização das rotinas de trabalho e automação dos processos.
BPO FINANCEIRO, CONSULTORIA E ASSESSORIA
É comum que haja confusão sobre os três conceitos deste tópico. Afinal, qual a diferença entre BPO Financeiro, consultoria e assessoria se eles buscam uma mesma coisa?
O universo do BPO FInanceiro contempla a terceirização dos processos de negócios, ou seja, uma empresa contrata outra empresa (prestadora de serviço) para que ela desempenhe as funções e atividades de um determinado setor. Nesse exemplo, o setor financeiro.
A consultoria é um serviço mais relacionado ao aconselhamento sobre as decisões a serem tomadas. No caso do financeiro, os especialistas analisam vários aspectos e recomendam o melhor caminho a seguir. Contudo, a decisão final é do empresário e o consultor se isenta de qualquer responsabilidade.
Já na assessoria há um auxílio técnico prestado por um assessor. Esse profissional auxilia o desenvolvimento da execução de um projeto até a prestação do serviço. Na área financeira, ele pode indicar a situação atual e recomendar melhorias. Sua atuação é pontual, e não contínua.
No contexto dos três cenários, o BPO é a melhor opção para aumentar a eficiência dos processos e assegurar sua melhoria contínua, enquanto a necessidade de colaboradores é diminuída juntamente com a chance de erros pelo caminho.
Aqui no Blog do Grupo Insigne você tem acesso a diversos conteúdos sobre BPO Financeiro e em outros setores, além de acompanhar as principais notícias do mercado brasileiro. Faça parte da nossa lista de transmissão.