Linha de códigos
06/04/2023

ChatGPT ainda é um mistério para a Gestão de Negócios

iNTELIGÊNCIA ARTIFICIAL desperta muita curiosidade para os novos empreendedores mas esbarra nas questões de ética e segurança de dados

O uso do ChatGPT está cada vez mais próximo da realidade profissional. Empresas de diversos segmentos estão direcionando seus esforços para calibrar essa tecnologia as suas necessidades e conseguir mais praticidade em atividades rotineira e com risco de falhas humanas.

Ainda que embrionário, o uso do ChatGPT para áreas financeiras como contabilidade e fiscal tem crescido nas últimas semanas. Para quem ainda está por fora dessa realidade, essa tecnologia foi desenvolvida como uma inteligência artificial que simula a linguagem humana.

Desenvolvido pelo laboratório de pesquisa em tecnologia estadunidense, OpenAI, ele se desenvolveu afim de sintetizar redações, notícias, artigos e até mesmo criar códigos inteiros de programação ou reconhecer bugs. O ChatGPT pode responder milhares de perguntas e se aperfeiçoar através das respostas e dos próprios questionamenos.

Ele transforma o processo humano rotineiro em algo mais otimizado, sem a necessidade de uma plataforma paga ou algo do tipo. Para a Gestão de Negócios pode ser a saída para uma otimização mais barata”, explica Levi Gabriel, Engenheiro de Software da Transfero Group, empresa de investimentos em Criptomoedas.

O uso da ferramenta ainda é nebuloso e intrigante ao mesmo tempo, mas os resultados primários são surpreendentes. Recentemente, o ChatGPT conseguiu ser aprovado no exame da ordem dos médicos e advogados dos Estados Unidos, tendo também a aprovação em alguns programas de MBA.

Itália suspende ChatGPT

Linhas de código

A Gestão de Negócios enxerga essa ‘revolução’ tecnológica como algo muito maior a ser desenvolvido, a economia de custos e a automação de resultados é um sonho não tão distante. Porém, os embates éticos da inteligência artificial sofreram um revés inesperado na sexta-feira, 31.

A Itália se tornou o primeiro país ocidental a suspender o ChatGPT temporariamente após fortes indícios apontarem que o chatbot não respeitou as regras de proteção de dados da União Europeia. Segundo as autoridades italianas a decisão foi tomada após “a ausência de qualquer base legal que justifique a recolha e armazenamento massivo de dados pessoais de forma a ‘treinar’ os algoritmos subjacentes ao funcionamento da plataforma”.

Porém, há um ressalvo apontado pela própria desenvolvedora da inteligência artificial. Em caso de extrema necessidade, quando não for possível completar determinada tarefa, o ChatGPT por ser uma inteligência artificial é capaz de mentir para completar sua ‘missão’.

Para a Inteligência Artificial, o conceito de ‘ética’ ainda não foi desenvolvido e apenas o cumprimento de ‘regras de boa conduta’ foram adicionados a I.A. O uso de ChatGPT pode ser benéfico para o seu negócio, no entanto, é sempre importante reforçar o conhecimento sobre a política de segurança de dados e privacidade. Esses e outros conteúdos sobre o tema estão disponíveis na Newsletter do Grupo Insigne.