Como aumentar a lucratividade do meu negócio
aumentar a lucratividade da sua empresa pode se tornar um desafio menos complicado quando se tem uma boa consultoria empresarial.
A maioria dos empresários estão acostumados em buscar soluções baratas e eficientes para o seu negócio visando manter suas contas equilibradas. Desde respostas comuns até alternativas inovadoras.
Em meio a balanços, impostos e demonstrativos, e outros processos financeiros é vital que você não se esqueça de analisar a saúde financeira da sua empresa.
E assim você se pergunta; como posso aumentar a lucratividade do meu negócio?
Avaliando suas despesas
O primeiro passo para aumentar seus ganhos é entender completamente seus custos. Podemos dividí-los em duas categorias: custos fixos e custos variáveis.
Os custos fixos podem ser listados como o aluguel do escritório, despesas com a luz, internet, água e salários dos seus funcionários. Essas despesas não variam de acordo com o número de clientes.
E do outro lado há custos variáveis, relacionadas a mão-de-obra, custos de software por cliente e impostos e taxas sobre o faturamento. Eles são influenciados pelo número de clientes que você tem.
Margem de contribuição
A margem de contribuição é uma ação que visa mostrar ao gestor o peso de cada cliente para a saúde financeira da empresa. Ela é calculada subtraindo os custos de cada cliente do preço de venda.
Por exemplo: se você cobra uma taxa de R$500 por mês de sei cliente e tem R$200 de custos variáveis por cliente, sua margem de contribuição é de R$300 (R$500 – R$200). Isso significa que cada cliente contribui com R$300 para cobrir seus custos fixos.
Além dessa margem, quando há uma redução nas despesas, é considerado lucro.
Ponto de equilíbrio
Aqui você poderá calcular quantos clientes são necessários para que todos os seus custos sejam cobertos. Isso é conhecido como o ponto de equilíbrio.
Em nosso exemplo, seu custo fixo mensal está no valor de $ 6.000. Se a margem de contribuição por cliente é de R$ 300, você precisaria de 20 clientes (R$ 6.000 ÷ R$ 300) para cobrir seus custos.
Qualquer cliente acima deste número contabilizará como lucro.
Aumentando a lucratividade
Agora que você entende como os custos funcionam e como cada cliente contribui para o lucro, é hora de traçar estratégias para aumentar a lucratividade.
- Aumente a eficiência: use a tecnologia a seu favor. Softwares automatizados podem economizar tempo e reduzir erros, permitindo que você automatize processos e melhore o trato com os clientes sem aumentar os custos;
- Reduza custos variáveis: negocie melhores acordos com fornecedores de software ou encontre maneiras de reduzir outros custos variáveis. Lembre-se, uma redução nos custos variáveis se traduz diretamente em um aumento na margem de contribuição;
- Aumente seus preços: se você está oferecendo um serviço ou produto de alta qualidade, não tenha medo de cobrar por isso. Aumentar seus preços pode levar a um aumento significativo na margem de contribuição, mas realize uma ampla pesquisa de mercado antes.
- Diversifique seus serviços: ofereça algo além dos seus serviços aos seus clientes existentes. Esse é um ponto no qual você pode fortalecer a relação da sua marca com a clientela. Um cliente leal pode valer mais que 5 comuns.
A gestão financeira é um desafio, mesmo para os profissionais que ajudam os outros a lidar com isso todos os dias. O Grupo Insigne vem há 16 anos ajudando não apenas com contadores, mas todo um time de consultores de negócios.
Renovamos o selo MESC 2023 em atendimento ao cliente no setor de consultoria empresarial e contabilidade. Mais uma prova de que nossa dedicação pode ajudar a sua empresa.
Vamos entender plenamente seus custos e desenhar uma forte e personalizada estratégia de negócios para buscar aumentar a sua lucratividade.
Não se esqueça, a contabilidade não é apenas sobre números, é sobre entender a história que esses números contam e, mais importante, traduzir isso em resultados.
Esses e outros conteúdos sobre consultoria de negócios e lucratividade você tem disponível no Blog do Grupo Insigne. Faça parte da nossa lista de transmissão.