Entenda como aumentar o seu portfólio com a precificação correta pode salvar a sua empresa
02/09/2024

Entenda como aumentar o seu portfólio com a precificação correta pode salvar a sua empresa

A precificação é um dos fatores decisivos para os clientes escolherem fazer negócios com sua empresa. Porém, acertar no preço não é uma tarefa simples. Em 2018, uma pesquisa da Preço Certo revelou que apenas 11% dos empresários brasileiros confiam nos preços praticados por suas empresas. Isso levanta uma questão importante: por que tantas empresas têm dificuldade em encontrar o equilíbrio entre custos e lucros? 

Para viabilizar o seu negócio, é necessário o desenvolvimento de estratégias de precificação para o produto ou serviço que ficará disponível aos clientes. As técnicas usadas nessa etapa visam responder à pergunta acima, e garantir o pagamento dos fornecedores, custeio da operação e a garantia de uma porcentagem dos lucros. A seguir, vamos explorar como a diversificação do portfólio e a precificação correta podem impulsionar sua empresa. 

O que é estratégia de precificação? 

Para entender o que é uma estratégia de precificação é importante você compreender a diferença entre “Preço” e “Valor”. O preço é o valor monetário do produto ou serviço, é um conceito que abrange exclusivamente fatores econômicos e financeiros, e é influenciado por custo de matéria-prima, despesas logísticas, demanda, concorrência, inflação e impostos.  

Diferentemente do preço, valor é o que define a valorização do produto ou serviço, mas não necessariamente precisa ser monetário. Ele engloba os benefícios que aquela transação oferece aos envolvidos em valores práticos ou sentimentais. Por exemplo, uma bijuteria pode ter um valor monetário baixo para o seu bolso, mas representar um valor sentimental impagável ao cliente.  

Sabendo dessa diferença entre preço e valor, você compreenderá que uma estratégia de precificação engloba os dois conceitos, e ela consiste em empregar um valor monetário a um produto ou serviço oferecido por uma empresa. Essa ação leva em consideração o mercado de atuação, fatores macroeconômicos, comportamento do consumidor (CRM), possíveis sazonalidades e uma projeção das vendas. 

Diversificar os preços oferecendo valor 

Diversificar produtos e serviços é uma maneira muito eficaz de persuadir o seu cliente a ficar ainda mais conectado com a sua empresa e aumentar o alcance de vendas da sua marca. Em um mercado cada vez mais competitivo, os negócios que aceitam expandir o seu portfólio acabam captando mais leads e os convertendo para sua carteira de clientes. 

Por exemplo, uma empresa de móveis de banheiro que percebe estar perdendo vendas para os concorrentes por trabalhar apenas com madeira, pode reverter essa situação incluindo itens de vidro, mármore, alumínio e outros no seu portfólio. Recuperando a venda, expandindo a marca e aumentando os lucros, crescendo junto a uma estratégia de expansão e precificação convergentes. 

Como Implementar a Diversificação e Precificação? 

Passo 1 – Planeje-se 

Inicialmente, entenda o seu negócio a fundo. Faça e refaça todos os gastos e elabore um planejamento a curto, médio e a longo prazo, (sugerimos metas trimestrais, semestrais e anuais). Não se apresse, faça essa etapa com cautela e só avance depois de responder essas quatro perguntas: 

– Por que eu quero diversificar? É para resolver um problema de caixa? Para aumentar o faturamento? Ou tem a ver com a estratégia de crescimento da empresa? 

– Como vou diversificar? Quais os produtos novos que serão introduzidos? Para quem eles serão vendidos? Como a comunicação com o mercado será feita? 

– Como está o mercado? Existe demanda para essa diversificação? Como está a concorrência? Há espaço para uma nova empresa atuar com esse novo produto ou serviço? 

– Quais serão os custos? Quais investimentos serão necessários para colocar esse projeto em pé? Quantos novos fornecedores serão necessários? O retorno estimado compensa esse aporte financeiro? 

Passo 2 – Teste 

Após o primeiro passo, você testará o seu novo produto/serviço com um pequeno grupo de clientes, destacando que esse é um serviço sem custo, apenas para entender se ele realmente funciona ou não.  Nessa etapa você também observará com mais exatidão os custos envolvidos e o potencial lucro.  

Passo 3 – Lançamento 

Após concluir a fase de testes e obter resultados satisfatórios, venda o produto/serviço a todos os clientes realizando um amplo lançamento por todos os seus canais de comunicação. Elabore uma boa estratégia de divulgação e acompanhe os indicadores de satisfação dos clientes.  

Passo 4 – Faça o acompanhamento com o Grupo Insigne 

Para garantir o êxito em sua estratégia de ampliar o portfólio da empresa, procure uma consultoria especializada em gestão de negócios para acompanhar sua marca.  

Há mais de 17 anos, o Grupo Insigne participa da transformação de muitas empresas que buscam alavancar suas vendas e consolidar seu nome no mercado com estratégia. Tenha em mente que uma boa ideia precisa de um bom método para ter sucesso, e nós somos especialistas em impulsionar números! Quer saber mais? Fale com a gente. 

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