Cultura Organizacional: O alicerce para o crescimento da sua empresa
Você sabe a importância da cultura organizacional na sua empresa?
Lidar com pessoas pode ser um desafio gigantesco, mas é o caminho para alcançar os resultados esperados
O choque de gerações têm sido um dos principais motivos de turnover existente no mercado de trabalho, segundo um levantamento da Gupy, que identificou o estrondoso número de 2 a cada 6 empregados deixam o emprego por motivos relacionados a cultura tóxica do ambiente de trabalho. Essa realidade ainda é muito presente no Brasil, o que também acarreta inúmeros processos trabalhistas.
O diagnóstico dessa pesquisa é único e demonstra que os profissionais estão, cada vez mais, priorizando a qualidade de vida ao invés do aumento salarial. Com isso, a cultura organizacional da sua empresa é um poderoso critério de avaliação usado para convencer grandes talentos a buscarem o crescimento na companhia, ao invés de migrarem para outro concorrente ou segmento.
Para isso, é preciso entender o que é a cultura organizacional e como ela é a identidade da sua empresa da “porta para dentro”. Apesar de não possui uma definição única, ela é possível de ser compreendida de uma maneira generalizada como algo que é vivenciado na prática, no dia a dia, e o mais importante: vivo.
O que é a cultura organizacional?
Segundo Idalberto Chiavenato, um dos principais pensadores de Recursos Humanos da atualidade, a cultura organizacional é um conceito que abrange desde a área administrativa até o RH, e ela desempenha um papel fundamental para a ordem da empresa: sem uma cultura, não é possível ter motivação no ambiente profissional. Ou seja, ela é responsável por manter os funcionários motivados.
“Os indivíduos aguardam recompensas, satisfações e frustrações e, essas expectativas tendem a levar à motivação. Fatores de satisfação são os que demonstram os sentimentos mais positivos do profissional em relação ao trabalho”, afirmou. Por isso, o especialista recomenda que as empresas tenham bem definidas a sua “missão, visão e valores”, e introduzam no dia a dia essa filosofia.
Você tem feito isso? E qual a importância da cultura organizacional?
Como falado acima, a cultura organizacional é responsável por guardar os interesses das empresas e garantir que os seus colaboradores estejam motivados e conectados com a cultura dela. Mas isso só será possível com uma boa equipe, gerida por bons gestores, e que tenham em mente o interesse de convergir as ideias expostas por todas as partes.
Um dos principais equívocos das empresas está justamente na execução da cultura organizacional. Uma marca que prega a cultura moderna para seus funcionários, mas na prática não a executa, como por exemplo, impossibilitando a flexibilidade do horário de trabalho para um profissional priorizar a saúde física ou mental, acaba por frustrar as expectativas e a confiança do colaborador na empresa.
Esse processo de desgaste pode ser evitado com a clareza da cultura organizacional para os seus colaboradores. Onde nela, poderão estar alinhadas às expectativas e os compromissos firmados entre as partes, estimulando a sensação de pertencimento, do senso de responsabilidade do colaborador e estimulando o crescimento.
Como criar uma cultura organizacional?
São etapas básicas que podem definir o sucesso da sua empresa e esse caminho não é difícil de ser alcançado. Reúna a sua equipe de gestores e inicie o processo de fortalecimento da sua cultura organizacional. Um bom início é criar a sua “Missão, visão e valores”.
Esse é o pilar central de toda organização, é como ela vai construir todo o caminho para a cultura organizacional. Elas funcionam como a base de toda a sua estratégia, tanto de operação quanto de comunicação. Seja claro, transparente e inspiradora, afinal, seus colaboradores precisam acreditar na sua companhia!
“Desenvolver uma cultura organizacional parte muito do que nós queremos com o futuro da empresa. Todo o processo começa com as pessoas, com o respeito e com a confiança. Ou seja, precisamos caminhar sempre com o pensamento de que a cultura é fortalecida com ações efetivas que comprovem o nosso compromisso com o bem-estar comum e os objetivos da marca”, defendeu Alessandro Gonçalves, CEO do Grupo Insigne.
Um dos grandes pilares da #CulturaInsigne tem sido a escuta ativa, um ato importante do RH estratégico em ouvir quem constrói a empresa: os colaboradores. Assim, por mais um ano, o Grupo Insigne está entre as melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro, recebendo o selo Great Place To Work. “É mais que um prêmio, é o reconhecimento de que nós priorizamos os colaboradores, para que elas priorizem os clientes. Esse é o nosso segredo”, completou. E você? O que tem feito para fortalecer a cultura da sua empresa?
Outros temas acerca de gestão de pessoas e cultura organizacional, você pode acompanhar no blog do Grupo Insigne. Faça parte da nossa lista de transmissão e tenha acesso a muitos outros conteúdos.