Entenda a importância do Employer Branding
A estratégia é voltada para o fortalecimento da percepção positiva da empresa no mercado visando a atração de talentos.
O Grupo Insigne marcou presença no SVWC23 da StartSe, um dos principais festivais de inovação e negócios da América Latina, na última quarta-feira (2).
O evento contou também com uma feira de negócios, mais de 3 mil pessoas e 4 palcos simultâneos. Entre eles, o palco RH, onde foram abordados 7 temas por especialistas do ramo.
Os conteúdos giraram em torno da estratégia de marca empregadora e outras muitas ideias sobre inovação, liderança, estratégia e diversidade.
O Employer branding ou “marca empregadora” é o conjunto de técnicas, práticas e atividades geradas para construir e manter a atividade positiva da empresa.
As ações refletem no público interno sendo os colaboradores e o público externo como clientes, candidatos e parceiros. As estratégias caminham lado a lado com o time de recrutamento e seleção para a forte presença de marca empregadora na empresa, trabalhando para atrair novos talentos e reter profissionais de alta performance.
Hoje em dia, os trabalhadores analisam diversos critérios antes de escolher uma empresa específica, o salário não é mais o fator predominante.
Aspectos como inovação, qualidade de vida, oportunidades, novos desafios, desenvolvimento e aprendizagem ganham ainda mais espaço no cenário.
Um estudo realizado pelo LinkedIn constatou que um dos maiores desafios dos candidatos atualmente é não saber como é trabalhar em determinada empresa. É aí que surge a oportunidade perfeita para explorar a marca empregadora.
Os candidatos ao considerar uma proposta de trabalho fazem buscas sobre a empresa, reforçando que a imagem da empresa deve ser o mais interessante e atrativa possível, principalmente no meio digital, como as redes sociais.
Portanto, quanto maior e mais definida a reputação da companhia, a chance de receber currículos qualificados para as vagas disponíveis aumenta. Outra consequência para essa estratégia é o processo seletivo acontecer com mais eficiência e em menor tempo.
As técnicas de Employer Branding oferecem alguns benefícios para as empresas. Confira os principais:
Atração de talentos
Com as estratégias de marca empregadora sendo aplicadas, a empresa passa a atrair profissionais mais capacitados. A tendência é que a reputação da empresa cresça através das técnicas para os talentos que verão o quanto a organização é um bom lugar para trabalhar e se desenvolver.
Engajamento e produtividade dos colaboradores
O envolvimento dos colaboradores que acreditam e defendem a empresa onde trabalham representa uma relação de troca. Assim, o empregador oferece um ambiente saudável enquanto os profissionais sentem-se mais motivados para exercer suas atividades e atingir os objetivos. São os funcionários “vestindo a camisa” da empresa.
Reputação da marca (no mercado e com os clientes)
Quanto mais colaboradores e clientes falarem bem da empresa, mais profissionais qualificados e bons candidatos vão se interessar por ela. Com isso, temos uma reputação positiva bem consolidada e o Employer branding gerando resultados excelentes.
Retenção de talentos
Da mesma forma que a marca empregadora encanta novos profissionais, também ajuda a manter seus colaboradores capacitados no quadro de funcionários. Essa retenção resulta em menos desligamentos, processos seletivos e treinamentos.
As principais estratégias de employer branding:
Planejamento
O passo mais importante é definir quais serão as táticas utilizadas, preparar as lideranças para participarem do projeto. Por fim, estabeleça as metas e acompanhe os indicadores e o que está funcionando conforme o esperado.
Comunicação e marketing
O Employer branding também é uma propaganda. As ações de marketing voltadas para a visibilidade da empresa são de extrema importância.
Invista no relacionamento com candidatos e colaboradores através das redes sociais, apresente o cotidiano da empresa com os objetivos e propósitos da marca com transparência.
Tenha uma cultura organizacional bem definida
A cultura é a identidade da empresa, responsável por reunir todos os valores e missões da organização. Então, para implementar as estratégias de marca empregadora é imprescindível conhecer bem sua marca.
Clima organizacional
Um ambiente de trabalho agradável, diversificado e positivo é muito atrativo, além de promover o bem estar entre os colaboradores. Promova momentos de relaxamento entre os times e organize confraternizações, workshops e outras ações que melhoram a qualidade da convivência das equipes.
Esse e outros conteúdos sobre estratégias no mundo corporativo, você acompanha pelo Blog do Grupo Insigne. Se inscreva também da nossa lista de transmissão para ficar por dentro de tudo que envolve a importância de ser uma marca empregadora.