ESG e o mercado
07/08/2024

O Impacto do ESG: Redefinindo Estratégias Empresariais para o Futuro

O mundo além da sigla: ESG é a bola da vez para o mercado

As grandes empresas estão mudando seu posicionamento com relação a sustentabilidade depois de perceberem o choque entre as gerações de consumidores 

Uma pesquisa recente revelou que 88% dos consumidores preferem comprar de empresas que adotam práticas sustentáveis e 49% desistem da compra ao descobrirem que a empresa não possui políticas ESG. Essa tendência destaca a importância do ESG (Environmental, Social, and Governance) no fortalecimento das marcas perante consumidores e investidores.

O conceito de ESG, que surgiu em 2004 no mercado financeiro, visa criar um posicionamento mais amigável das instituições com relação ao desenvolvimento social e ambiental. A ideia é que as empresas não sejam vistas apenas pelo lucro, mas também pelos valores e impactos positivos que trazem à sociedade.

As novas gerações de consumidores valorizam empresas que retornam à sociedade uma parte de seus lucros por meio de ações de grande impacto social e transformação ambiental. James Gifford, economista responsável pelo Principles for Responsible Investment, afirma que “O ESG é apenas um subgrupo do investimento sustentável, focando em fatores relevantes para os investidores”.

Empresas que adotam práticas ESG buscam mais do que lucro. Elas procuram fortalecer seu posicionamento com os clientes e garantir que a sua presença no mercado seja transformadora. A Petrobras, por exemplo, investe em programas socioambientais para mitigar os impactos negativos de seus produtos no meio ambiente.

Ações de grande impacto social, como as que combatem o desperdício de alimentos, são o “novo normal” para os consumidores das futuras gerações. Em um país onde 23 milhões de pessoas vivem em insegurança alimentar, startups desenvolvem aplicativos que permitem a reutilização de alimentos não vendidos, mostrando como empresas podem atuar para minimizar o desperdício e ajudar quem precisa.

Para implementar práticas ESG, as empresas podem começar com a elaboração de um ‘Manual de Transparência’ ou um ‘Relatório de ESG’, documentos públicos que detalham políticas socioambientais, metas e KPIs.

Capacitar a equipe de colaboradores, promover a diversidade e garantir direitos no ambiente de trabalho são passos fundamentais para transformar a cultura interna da empresa.

Para o Grupo Insigne, políticas de ESG são instrumentos de transformação social e de consolidação da marca no setor. Adotar práticas ESG não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que desejam ser relevantes e respeitadas no mercado atual.

Qual é o próximo passo que sua empresa dará para se alinhar a esse movimento?

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