Estratégia de branding: inicie 2022 com o pé direito!
Você sabia que o branding é essencial para qualquer tipo de negócio, independentemente da área de atuação ou porte? Esse conceito de marketing pode salvar a sua empresa! Através de uma estratégia de branding completa e coerente, sua companhia pode se destacar cada vez mais no mercado global. Quer saber como colocar essa tática em ação logo para 2022? Continue lendo este artigo do Grupo Insigne e fique por dentro do assunto!
O que é uma estratégia de branding?
Branding é uma estratégia de gestão de marca. Em resumo, é um conjunto de ações de marketing e gerenciamento da marca de forma tática, visando o posicionamento da empresa perante o mercado.
Para entendermos melhor sobre a relevância do branding, precisamos nos familiarizar com dois conceitos muito importantes:
- identidade visual – conjunto de elementos que representam uma empresa de forma visual, como logotipo, etc. Todos os componentes conversam entre si e seguem o mesmo padrão visual para criar uma identificação do produto ou serviço junto ao público-alvo;
- marca – conjunto de valores e percepções que compõem a experiência do consumidor junto a um determinado negócio.
O objetivo da estratégia de branding é despertar sensações e conexões com os clientes, com o intuito de fortalecer a imagem da marca na mente das pessoas.
A posição que a marca ocupa na consciência dos consumidores é essencial para nortear a decisão de compra. Dessa forma, pode-se dizer que um bom posicionamento é capaz de destacar o negócio perante um mercado cada vez mais globalizado e competitivo.
O branding utiliza os elementos da identidade visual alinhado com os valores da empresa para fixar a marca no coração e no pensamento dos seus clientes e potenciais consumidores. Desse modo, torna a marca mais desejável para quem possui interesse por ela, tornando-a bem vista e sempre lembrada pelas pessoas.
Por que apostar no serviço de branding?
A gestão de marca é um fator de extrema importância para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, é
responsável por desenvolver uma personalidade para a empresa, tornando-a mais próxima ao consumidor. Isso gera diferenciais competitivos e aumenta a predileção do mercado pelos seus produtos e serviços.
A estratégia de branding também se destaca por ser um serviço de longo prazo. Ou seja, é capaz de criar a diferenciação e exclusividade da sua marca, proporcionando uma grande identificação com o público. Dessa forma, é possível gerar um relacionamento mais forte e duradouro com os clientes, melhorando a reputação da empresa.
A percepção sobre uma empresa pode mudar (tanto para melhor quanto para pior) conforme a gestão de marca. Se o trabalho de branding for bem executado, as chances de venda aumentam significativamente.
A gestão de marca também deve ter um foco no público interno da empresa, ou seja, no quadro de funcionários. A equipe precisa absorver muito bem a visão, missão e valores do seu negócio, afinal, ela é a responsável por transmitir o espírito da marca no dia a dia.
Como desenvolver branding?
1) Construção da marca
A construção da marca é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de branding. Para isso, é preciso trabalhar os seguintes pontos:
- identidade visual – logotipo, tipografia, cores institucionais, manual da marca;
- posicionamento – valores, personalidade da marca, tom de voz, conteúdo.
2) Definição da estratégia
Após construir a identidade visual e o posicionamento da sua marca, chegou o momento de estudar e planejar como irá implementar seu branding. Lembre-se que a estratégia deve ser instaurada em todos os momentos e lugares que sua marca estiver.
Você precisa criar uma comunicação clara e coesa em todos os pontos de contato com seu público: publicidade, redes sociais, equipe, eventos, ponto de venda (físico e digital), marketing de conteúdo ou experiência. Enfim, estude e planeje como será sua atuação em cada um desses canais, de forma interligada entre si.
3) Montagem do plano de ação
Depois de elaborar sua estratégia de branding, é preciso colocá-la em prática. Crie um plano de ação para nortear seus próximos passos e organizar a parte de execução da gestão de marca.
Precisa criar uma estratégia de branding? Nós temos a solução!
O Grupo Insigne tem um parceiro de construção de marca e branding — o Thruster Design. Eles podem te ajudar a montar uma estratégia de posicionamento muito eficaz para o seu negócio, garantindo o fortalecimento do seu nome no mercado atual. Além, é claro, de ajudar a expandir suas vendas e faturamento! Ficou interessado? Fale conosco para obter mais informações!
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