Tudo sobre o feriado antecipado no Rio de Janeiro
Nossa equipe de Departamento Pessoal consultivo respondeu às principais dúvidas sobre o feriado antecipado no Rio de Janeiro em relação aos direitos trabalhistas, funcionamento de empresas, transportes e outros serviços.
Saiba quais são as medidas e restrições contra a Covid-19 que vão afetar o seu negócio como empresário ou comerciante, no feriado antecipado de 10 dias no Rio de Janeiro, que começará na próxima sexta-feira (26/03) e irá até o Domingo de Páscoa (04/04).
Dúvidas Trabalhistas: Feriado Antecipado no Rio de Janeiro
A empresa é obrigada a aderir a essa antecipação do feriado antecipado?
É necessário observar o Decreto RIO Nº 48644 de 22/03/2021 do município Rio. Os demais municípios observarem o que intitulou cada prefeito, onde ficou determinado quais atividades estavam liberadas para funcionamento e quais estavam suspensas. As atividades liberadas e que trabalharem no feriado prolongado, o seu pagamento será em dobro ou compensado em outro dia, desde que observe o que traz a Convenção Coletiva da categoria para seu prazos de compensação e o que já havia sido acordado individualmente.
O Feriado do Estado precisa observar o que nos traz o art. Art. 3º : ” O disposto nos artigos 1º e 2º desta Lei não se aplica às unidades de saúde, segurança pública, assistência social e serviço funerário, além de outras atividades definidas como essenciais. Parágrafo Único – O disposto no caput deste artigo se aplica às atividades de trabalho exclusivamente remotas”.
Devo pagar em dobro os funcionários que trabalharem nesses dias?
Caso os funcionários sejam requisitados para o trabalho nesses dias de feriado, sem a negociação de uma nova data de descanso, a empresa deverá pagar em dobro a remuneração deste dia, seguindo a regra geral do trabalho em feriados. Para isso, será necessário uma previsão em convenção coletiva ou realizar um acordo coletivo na empresa.
A empresa pode incluir as horas trabalhadas do feriado antecipado no banco de horas?
O descanso pode ser compensado futuramente se a empresa possuir um banco de horas dos colaboradores. Caso contrário, será necessário remunerá-los com hora extra.
Como ficam as férias marcadas para esses dias?
É proibido o início das férias nos dois dias que antecedem o feriado por lei. Por esse motivo, elas precisarão ser adiadas ou ter seu início antecipado. Porém, caso as férias já tenham sido programadas e enviadas com um aviso de 30 dias, permanecerão normais.
O Funcionamento da Cidade Durante o Feriado Antecipado
As praias e áreas de lazer vão abrir no Rio de Janeiro?
As praias não vão abrir no feriado prolongado. Só será possível utilizar o espaço para a prática de esportes individuais. A mesma regra se aplica para parques, praças e logradouros do município, onde será possível permanecer individualmente para a prática esportiva, desde que sejam observadas as medidas de segurança, como o distanciamento social.
Cinemas e museus continuarão abertos ao público?
O decreto do prefeito Eduardo Paes para o feriadão proíbe o funcionamento de museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de espetáculo, salas de apresentação, boates, danceterias, salões de dança, casas de festa, parques de diversões e circos.
Como funcionará o comércio?
Poderão funcionar estabelecimentos de venda de alimentos e bebidas, como:
- supermercados e padarias;
- farmácias e comércio de suprimentos médicos;
- comércio de suprimentos para animais, como pet shop;
- comércio de materiais de construção;
- comércio atacadista;
- cadeia de abastecimento e logística;
- bancas de jornal (sem venda de bebida alcoólica).
As escolas e cursos continuarão recebendo alunos?
Não haverá atendimento presencial em creches, escolas, universidades ou cursos em geral. Sendo permitida, porém, a continuidade das aulas de forma remota.
Os bancos vão abrir?
Os bancos continuarão funcionando para atender às demandas da população, assim como estabelecimentos lotéricos, instituições de crédito, seguro, capitalização, comércio e administração de valores imobiliários e serviço postal. Não sendo necessário recorrer ao internet banking, apesar de recomendado.
Bares e restaurantes irão funcionar?
Bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques em geral não poderão funcionar durante os 10 dias de decreto. Eles podem, contudo, realizar vendas nas modalidades de entrega em domicílio, drive-thru e retirada no local.
Como vai funcionar o transporte público durante o feriado antecipado no Rio de Janeiro?
O transporte público de passageiros não irá parar durante o feriado prolongado. Porém, a entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no município está proibida. Com exceção daqueles que prestam serviços regulares para funcionários de empresas e hotéis, cujos passageiros comprovem reserva de hospedagem.
Como fica o toque de recolher?
Até o domingo de Páscoa, dia 4 de Abril, vale o toque de recolher no município do Rio de Janeiro, sendo proibida a permanência de pessoas em vias públicas das 23h às 05h.
Como você pôde perceber, o Rio de Janeiro irá parar suas atividades por 10 dias e, apesar disso, a circulação de pessoas na rua não está proibida. O mesmo vale para as empresas, que podem optar por funcionar ou não durante o feriado antecipado, se atentarem para os direitos trabalhistas de seus colaboradores.
Recomenda-se, entretanto, que todos evitem sair de casa, respeitando as medidas protetivas de cuidado à vida e combate ao Covid-19.
O Grupo Insigne está sempre bem informado dos decretos trabalhistas e mudanças no mercado. Se você gostou do nosso conteúdo, não quer ficar perdido com as constantes mudanças legislativas e deseja receber todas as atualizações trabalhistas importantes no seu celular, clique no banner abaixo e entre na nossa lista de transmissão.
Leave a comment