27/06/2023

Grupo Insigne explica como se destacar no LinkedIn

Manter-se ativo no linkedin pode ser mais fácil do que parece. A principal rede social corporativa do mundo chegou aos 850 milhões de usuários em 2023.

Segundo números consolidados do LinkedIn, a principal rede social do mundo corporativo tem mais de 850 milhões de usuários espalhados por 200 países e territórios.

Ficou ainda mais necessário se fazer presente nesta rede social caso deseje uma realocação no mercado ou encontrar novas oportunidades na carreira.

“Atualmente, o LinkedIn é muito usado pelas empresas, que aproveitam a rede social para compartilhar seu dia a dia, promover engajamento com colaboradores, candidatos e o mercado como um todo. Ao se manter ativo no linkedIn, o usuário pode acompanhar as empresas e conteúdos de interesse, se mantendo atualizado no mercado”, afirmou Mayra Rodrigues, analista de Recursos Humanos do Grupo Insigne.

Além da atualização constante das informações, especialistas garantem que outros cuidados com o perfil são necessários para conseguir se destacar na plataforma.

O Blog do Grupo Insigne separou algumas boas dicas para você que busca uma nova oportunidade através do Linkedin. Também em nosso site é possível encontrar vagas de emprego em aberto.

1 – Informações de Contato

É uma das afirmações mais óbvias, mas também uma das mais problemáticas. Muitos perfis não recebem a tão sonhada oportunidade por erros nas informações de contato, como o e-mail e o celular, no perfil do LinkedIn.

Para uma interação rápida e efetiva com o recrutador, é necessário que os números estejam atualizados e também em modo público.

2 – Selo “Open to Work”

Esse tópico é um dos mais polêmicos. O uso do selo “Open to Work”, que se traduz para “aberto para trabalho” (essa é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo próprio LinkedIn) é fundamental para que o recrutador saiba que você está disponível para novas oportunidades.

Alguns especialistas divergem da sua utilidade e argumentam que na realidade elas afastam os bons perfis das vagas desejadas. No entanto, segundo a própria rede social, ela tem números positivos em ajudar profissionais a encontrar novas oportunidades.

3 – Interação com a comunidade

Um dos erros mais comuns no LinkedIn é não interagir com os seus contatos e tratar a rede social apenas como um arquivo morto de currículos. Por ser uma rede social, a plataforma quer que haja interação entre seus usuários. Ou seja, quanto menos ativo você for, menos destacado você ficará.

Uma dica preciosa é movimentar suas publicações de maneira regular em sua área de atuação. Ajudar no engajamento de outros colegas e também publicar suas opiniões sobre os principais acontecimentos da rede social.

4 – Indicações e recomendações

Você pode e deve utilizar os recursos da ferramenta a seu favor. Além das recomendações de ex-colegas de trabalho e ex-gestores sobre as suas características, é muito importante pedir também indicações no perfil principal da conta. 

Assim, você qualificará o seu perfil dentro do seu networking e mostrará que, junto das suas certificações, se encontram ótimas recomendações.

5 – Novos contatos

A proatividade pode fazer toda a diferença na busca pela oportunidade perfeita. Aumente sua rede de contatos e siga personalidades influentes do setor de Recursos Humanos e da sua área de atuação.

Interaja por meio das mensagens no direct e sempre que possível faça novos amigos na plataforma. Quando mais usuários você tiver no seu perfil, maior será o seu networking.

“Manter um perfil atualizado, com suas suas áreas de interesse bem expostas no perfil, ter uma foto sem muitas interferências e que seja compatível com seu ambiente profissional, são excelentes dicas para iniciar uma movimentação maior no LinkedIn.”, conclui Mayra.

Outras dicas acerca do universo do mundo do trabalho você pode acompanhar pelo Blog do Grupo Insigne. Saiba mais sobre a importância de ser uma marca empregadora, se inscreva em nossa lista de transmissão.