13/03/2023

Como aplicar indicadores de desempenho em estratégias de gestão

O planejamento estratégico das empresas é o principal norte para direcionar as ações que serão feitas dentro de ciclos estabelecidos — sejam eles trimestrais, semestrais ou anuais.

Dentro dele, existem metas e métricas para guiar e medir adequadamente as tarefas e ações das equipes, de forma que caminhem rumo a objetivos em comum. Nesse sentido, muitas empresas adotam os indicadores de desempenho para ter um panorama de: o que devem acompanhar, como acompanhar e como estão os resultados.

Entender melhor sobre o que e quais são os indicadores de desempenho, por que usá-los, pontos de atenção e como se relacionam com os OKRs.

 

O que são os indicadores de desempenho?


Indicadores de desempenho são métricas usadas para avaliar e medir como estão os resultados da empresa. Considerando o contexto de cada organização, são definidas metas para alcançar determinados objetivos e, dentro delas, parâmetros que mostram a eficácia das ações — que são os próprios indicadores.


Isso tem relação direta com a gestão da empresa, sua produtividade, rentabilidade, entre outros fatores. De maneira geral, os indicadores conectam as ações e atividades das equipes e dos profissionais com os objetivos, metas e estratégias das organizações.


Por que é ACOMPANHAR indicadores de desempenho?

 

A importância do uso dos indicadores de desempenho está relacionada a uma visão mais ampla sobre como a empresa está se sucedendo. Em mais de 15 anos de gestão de negócios, esses foram os principais motivos pelos quais observamos empresas utilizarem essas métricas:

 

  • Foco: Os indicadores de desempenho estabelecem verdadeiros nortes para as atividades na organização. Sendo assim, sabendo onde se quer chegar, é possível convergir ações para obter aquele resultado esperado.
  • Monitoramento: Visto que o principal objetivo dos indicadores de desempenho é mensurar os resultados, eles permitem o monitoramento adequado, comparando aquilo que já foi obtido com a meta previamente estabelecida.
  • Tomada de decisão: Esse monitoramento dos indicadores se torna uma importante fonte de informações e dados que permitem confirmar ou refutar hipóteses sobre o que está indo bem e o que precisa ser melhorado no contexto organizacional. Dessa maneira, eles colaboram para uma tomada de decisão baseada em métricas concretas e relevantes.

Quais são os principais indicadores de desempenho?

  • Produtividade: Esse indicador mede se as entregas estão sendo realizadas conforme o planejado e o esperado. Caso esteja baixa, é possível investigar o motivo e agir no sentido de corrigir esse problema.
  • Capacidade: O indicador de capacidade diz respeito ao investimento de tempo e de dinheiro para que uma empresa realize as entregas que se dispõe a fazer.
  • Qualidade: A qualidade é uma métrica que informa sobre se as entregas estão em um nível adequado, sendo essas entregas referentes a, por exemplo, qualidade de um serviço ou produto.
  • Estratégico: Indicadores estratégicos são capazes de mostrar quais foram os objetivos estabelecidos para a empresa e se ela, de fato, está conseguindo alcançá-los.
  • Lucratividade: A lucratividade evidencia qual é a relação entre o que a empresa ganha (seus lucros) em termos de valores monetários e os valores do que ela realmente vendeu.
  • Rentabilidade: A rentabilidade estabelece uma comparação entre o investimento na empresa e o lucro que ela obteve.
  • Custos: O indicador de custos leva em consideração tudo aquilo que a empresa precisa despender em termos monetários para sua operação.
  • Competitividade: O indicador de competitividade mostra se uma organização tem vantagem competitiva perante seus concorrentes. Isso é feito por meio da divisão das suas vendas pelas vendas do mercado como um todo em um período.
  • Valor: O indicador de desempenho de valor diz sobre a relação da percepção do cliente acerca do valor que a empresa entrega para ele ao entregar seu produto ou serviço com o valor que ela de fato despende para a efetivação disso.
  • Turnover: O turnover é um indicador bastante conhecido pelas áreas de RH e busca entender qual é a relação entre as admissões e as demissões na empresa em um período.

Quais os pontos de atenção para criar indicadores de desempenho?

Quando não são devidamente embasados e implementados, os indicadores de desempenho não possuem a força de guiar a empresa para os objetivos predeterminados.

São alguns dos quesitos que devem ser considerados para criar indicadores de desempenho:

  • devem ter ligação direta com os objetivos da empresa;
  • precisam ser mensuráveis, simples e inteligíveis;
  • devem ser acompanhados de maneira contínua;
  • precisam estar ligados à criação de planos de ação, caso haja desvios em relação à meta;
  • devem ter prazo determinado.


Relação entre indicadores de desempenho, OKRs e KPIs

A metodologia de OKRs  (Objective Key Results) tem como principal premissa o estabelecimento de metas individuais e coletivas rumo a metas globais nas organizações.

Ela tem como base os objetivos qualitativos, aspiracionais e memoráveis e também os resultados-chave, que são métricas e entregáveis capazes de medir se o objetivo foi ou não alcançado.

Os KPIs (Key Performance Indicators) são exatamente os indicadores de performance para entender se os resultados saíram conforme o esperado e definido pelas metas.

Enquanto os OKRs tratam de questões mais qualitativas, os KPIs são mais específicos, quantitativos e falam sobre o sucesso de determinada iniciativa.

Uma empresa sem indicadores de desempenho pode estar fadada a tomar ações que não a levem para o resultado ideal. Isso pode implicar em aumento de custo, perda de lucros e retrabalho.

 

“Entendemos que para os colaboradores performarem com excelência, é preciso ter o domínio do negócio e entender quais são as métricas que representam crescimento para a empresa. Logo então, apoiar as lideranças para que seus times consigam atingi-las. E as OKRs são a maneira perfeita de ter esse acompanhamento minucioso, mas longe de ser um micro gerenciamento. Cada um com a sua autonomia e ciente dos seus objetivos e resultados”.

TIME DE GENTE E GESTÃO DO GRUPO INSIGNE


Como realizamos no Grupo Insigne?

Realizamos todo mês uma celebração de resultados onde compartilhamos e trazemos os colaboradores e gestores para o centro da cultura da empresa.

Acreditamos que com a transparência de resultados, em um cenário onde todos das equipes é possível alcançar objetivos concretos. 

 

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