Como aplicar indicadores de desempenho em estratégias de gestão
O planejamento estratégico das empresas é o principal norte para direcionar as ações que serão feitas dentro de ciclos estabelecidos — sejam eles trimestrais, semestrais ou anuais.
Dentro dele, existem metas e métricas para guiar e medir adequadamente as tarefas e ações das equipes, de forma que caminhem rumo a objetivos em comum. Nesse sentido, muitas empresas adotam os indicadores de desempenho para ter um panorama de: o que devem acompanhar, como acompanhar e como estão os resultados.
Entender melhor sobre o que e quais são os indicadores de desempenho, por que usá-los, pontos de atenção e como se relacionam com os OKRs.
O que são os indicadores de desempenho?
Indicadores de desempenho são métricas usadas para avaliar e medir como estão os resultados da empresa. Considerando o contexto de cada organização, são definidas metas para alcançar determinados objetivos e, dentro delas, parâmetros que mostram a eficácia das ações — que são os próprios indicadores.
Isso tem relação direta com a gestão da empresa, sua produtividade, rentabilidade, entre outros fatores. De maneira geral, os indicadores conectam as ações e atividades das equipes e dos profissionais com os objetivos, metas e estratégias das organizações.
Por que é ACOMPANHAR indicadores de desempenho?
A importância do uso dos indicadores de desempenho está relacionada a uma visão mais ampla sobre como a empresa está se sucedendo. Em mais de 15 anos de gestão de negócios, esses foram os principais motivos pelos quais observamos empresas utilizarem essas métricas:
- Foco: Os indicadores de desempenho estabelecem verdadeiros nortes para as atividades na organização. Sendo assim, sabendo onde se quer chegar, é possível convergir ações para obter aquele resultado esperado.
- Monitoramento: Visto que o principal objetivo dos indicadores de desempenho é mensurar os resultados, eles permitem o monitoramento adequado, comparando aquilo que já foi obtido com a meta previamente estabelecida.
- Tomada de decisão: Esse monitoramento dos indicadores se torna uma importante fonte de informações e dados que permitem confirmar ou refutar hipóteses sobre o que está indo bem e o que precisa ser melhorado no contexto organizacional. Dessa maneira, eles colaboram para uma tomada de decisão baseada em métricas concretas e relevantes.
Quais são os principais indicadores de desempenho?
- Produtividade: Esse indicador mede se as entregas estão sendo realizadas conforme o planejado e o esperado. Caso esteja baixa, é possível investigar o motivo e agir no sentido de corrigir esse problema.
- Capacidade: O indicador de capacidade diz respeito ao investimento de tempo e de dinheiro para que uma empresa realize as entregas que se dispõe a fazer.
- Qualidade: A qualidade é uma métrica que informa sobre se as entregas estão em um nível adequado, sendo essas entregas referentes a, por exemplo, qualidade de um serviço ou produto.
- Estratégico: Indicadores estratégicos são capazes de mostrar quais foram os objetivos estabelecidos para a empresa e se ela, de fato, está conseguindo alcançá-los.
- Lucratividade: A lucratividade evidencia qual é a relação entre o que a empresa ganha (seus lucros) em termos de valores monetários e os valores do que ela realmente vendeu.
- Rentabilidade: A rentabilidade estabelece uma comparação entre o investimento na empresa e o lucro que ela obteve.
- Custos: O indicador de custos leva em consideração tudo aquilo que a empresa precisa despender em termos monetários para sua operação.
- Competitividade: O indicador de competitividade mostra se uma organização tem vantagem competitiva perante seus concorrentes. Isso é feito por meio da divisão das suas vendas pelas vendas do mercado como um todo em um período.
- Valor: O indicador de desempenho de valor diz sobre a relação da percepção do cliente acerca do valor que a empresa entrega para ele ao entregar seu produto ou serviço com o valor que ela de fato despende para a efetivação disso.
- Turnover: O turnover é um indicador bastante conhecido pelas áreas de RH e busca entender qual é a relação entre as admissões e as demissões na empresa em um período.
Quais os pontos de atenção para criar indicadores de desempenho?
Quando não são devidamente embasados e implementados, os indicadores de desempenho não possuem a força de guiar a empresa para os objetivos predeterminados.
São alguns dos quesitos que devem ser considerados para criar indicadores de desempenho:
- devem ter ligação direta com os objetivos da empresa;
- precisam ser mensuráveis, simples e inteligíveis;
- devem ser acompanhados de maneira contínua;
- precisam estar ligados à criação de planos de ação, caso haja desvios em relação à meta;
- devem ter prazo determinado.
Relação entre indicadores de desempenho, OKRs e KPIs
A metodologia de OKRs (Objective Key Results) tem como principal premissa o estabelecimento de metas individuais e coletivas rumo a metas globais nas organizações.
Ela tem como base os objetivos qualitativos, aspiracionais e memoráveis e também os resultados-chave, que são métricas e entregáveis capazes de medir se o objetivo foi ou não alcançado.
Os KPIs (Key Performance Indicators) são exatamente os indicadores de performance para entender se os resultados saíram conforme o esperado e definido pelas metas.
Enquanto os OKRs tratam de questões mais qualitativas, os KPIs são mais específicos, quantitativos e falam sobre o sucesso de determinada iniciativa.
Uma empresa sem indicadores de desempenho pode estar fadada a tomar ações que não a levem para o resultado ideal. Isso pode implicar em aumento de custo, perda de lucros e retrabalho.
“Entendemos que para os colaboradores performarem com excelência, é preciso ter o domínio do negócio e entender quais são as métricas que representam crescimento para a empresa. Logo então, apoiar as lideranças para que seus times consigam atingi-las. E as OKRs são a maneira perfeita de ter esse acompanhamento minucioso, mas longe de ser um micro gerenciamento. Cada um com a sua autonomia e ciente dos seus objetivos e resultados”.
TIME DE GENTE E GESTÃO DO GRUPO INSIGNE
Como realizamos no Grupo Insigne?
Realizamos todo mês uma celebração de resultados onde compartilhamos e trazemos os colaboradores e gestores para o centro da cultura da empresa.
Acreditamos que com a transparência de resultados, em um cenário onde todos das equipes é possível alcançar objetivos concretos.
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Somos especialistas em soluções empresariais, como RH Estratégico, Departamento Pessoal Consultivo, Consultoria Fiscal e Tributária, Recuperação de créditos fiscais, BPO Contábil, BPO Fiscal e Tributário e BPO Financeiro
Nossos profissionais estão sempre disponíveis para tirar dúvidas e ajudar em qualquer momento. Por aqui, o contato próximo e disponibilidade são pilares importantes no resultado das entregas.
Em caso de dúvidas relacionadas à parte de Gestão e RH Estratégico de sua organização, entre em contato conosco.
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