Imagem pública da prefeitura do Rio sobre o Ja é
09/08/2023

Jaé: conheça o novo sistema de bilhetagem do Rio

O cartão Jaé, novo sistema de bilhetagem digital, está em período experimental.

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na manhã de terça-feira (18), o cartão Jaé, novo sistema de bilhetagem digital dos transportes públicos do município (ônibus, vans, BRT e VLT). 

O sistema, em fase experimental, começou a operar apenas no BRT. A “fase 1” assiste a implantação do cartão. 

A “fase 2”, conhecida como transição, acontecerá a partir de novembro deste ano, onde o Jaé passará a ser utilizado em todos os modais do município, que seguirão aceitando o RioCard nesse período. 

A conclusão desse processo na “fase 3”, prevista para fevereiro de 2024, onde os transportes municipais deixarão de receber o antigo sistema de bilhetagem e passam a aceitar apenas Jaé

Segundo o prefeito Eduardo Paes (PSD), o objetivo do Jaé além de oferecer maior transparência sobre informações como receita e número de passageiros, é fornecer dados confiáveis para os ajustes necessários. 

“É um sistema terceirizado com controle do poder concedente, que é a prefeitura. Os dados são atualizados em tempo real. Não é uma planilha que recebemos 40 dias depois. A prefeitura sabe a receita do sistema e quanto arrecadou. A gente sabe quantos passageiros estão usando cada linha, podendo ajustar a demanda”, contou Paes.

O prefeito também contou que o atual modelo de bilhetagem está sob administração de outras empresas, com dados não auditados e sem informações concretas sobre o número de passageiros, arrecadação e saldo remanescente dos bilhetes. 

Além disso, Eduardo Paes abordou a falta de clareza nas informações concedidas à prefeitura sobre os modais. “Jaé é transparência, RioCard é caixa-preta. Jaé a prefeitura cuida do dinheiro que é pago, no RioCard as empresas de ônibus é que cuidam. Nessa transição para um sistema mais transparente, é muito importante que as pessoas comecem a se informar e prestar atenção”, destacou.

Paes ainda ressaltou que as informações coletadas pelo novo sistema serão disponibilizadas pela Prefeitura para toda a população.

Os cartões Jaé serão obtidos em máquinas de atendimento. Eles serão atribuídos a uma conta digital com o objetivo de que o saldo remanescente não se perca. 

As recargas poderão ser feitas em máquinas com dinheiro, Pix ou cartão de crédito e débito. Elas também serão realizadas por meio do site ou aplicativo do cartão. 

Atualmente, o Jaé tem seis lojas em funcionamento. A espera é que outras cinco lojas sejam instaladas até a conclusão do processo. 

As lojas atuais são:

Cidade Nova – Centro administrativo São Sebastião – Prefeitura do Rio 

Botafogo – Sede da Ruiluz na Rua Voluntários da Pátria

Madureira – Terminal Paulo da Portela 

Barra da Tijuca – Terminal Jardim Oceânico 

Barra da Tijuca – Terminal Alvorada 

Campo Grande – Rua Aurélio Figueiredo 

Terminal Santa Cruz

 

Ainda serão instaladas:

Terminal Intermodal Gentileza 

Terminal Fundão Aroldo Melodia

Terminal Taquara

Terminal Sulacap

Terminal Mato Alto

 

Acompanhe as notícias no Blog do Grupo Insigne e faça parte da nossa lista de transmissão para não perder nenhum conteúdo.