Ligações de robôs caíram pela metade após decisão da Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que o número de ligações abusivas realizadas por robôs (robocalls) caiu cerca de 55% depois da decisão que obrigou o bloqueio desse tipo de chamadas.
Segundo os dados divulgados, o volume de chamadas curtas caiu 1,21 bilhão para 550 milhões na quinta semana seguinte. Sendo assim, houve uma queda de 54,54%.
Como os números consideram as informações enviadas pelas empresas que prestaram contas para a Anatel, os dados ainda são preliminares. Apesar de preliminares, os números enviados para a Agência indicam uma “queda consistente e constante no volume de chamadas curtas geradas nas redes dessas prestadoras”.
Em nota, a agência diz que estão sendo realizadas fiscalizações em empresas que apresentaram condutas inconsistentes com a medida cautelar, bem como está sendo acompanhada a regularização das que apresentaram dados incompletos ou inconsistentes.
Em junho, foi expedida uma medida cautelar que determinou o bloqueio das chamadas automáticas abusivas, ocasionando a queda.
Anteriormente, foi determinado que chamadas desse tipo deveriam ser identificadas pelo prefixo 0303, decisão que deu o prazo de cumprimento para as empresas até 8 de junho.
Chamadas automáticas abusivas
Também conhecidas como robocalls, essas chamadas dão nome à prática das empresas de realizar mais de 100 mil ligações por dia com o objetivo de sondar ser o número está em uso para, então, oferecer produtos ou serviços.
Elas geralmente são feitas por um software de discagem que inclui uma voz de robô ou uma voz pré-gravada. Dessa forma, as empresas conseguem fazer centenas ou até milhões de ligações instantaneamente todos os dias.
Outra característica comum é sua duração, de 0 a 3 segundos. A chamada não é completada, o telefonema fica mudo ou dá sinal de ocupado.
Fonte: Contábeis (Livia Bacariogo) e Radioagência Nacional
Mantenha seu negócio alinhado às Leis e em constante crescimento
Nossos especialistas fiscais, tributários e paralegais estão sempre disponíveis para tirar dúvidas e ajudar negócios que precisem de orientação. Outras de nossas soluções são o BPO Contábil, BPO Financeiro, Departamento Pessoal Consultivo e Recuperação de Créditos fiscais (impostos pagos indevidamente ao longo dos anos).
Fale conosco através de nosso site – será um prazer te orientar em relação às iniciativas corretas para o crescimento corporativo de seu negócio.
ENTRE EM CONTATO COM O GRUPO INSIGNE
Se desejar receber notícias e as últimas atualizações fiscais, tributárias e contábeis na palma da mão, entre em na nossa lista de transmissão oficial.
Leave a comment