Como melhorar o seu clima organizacional?
A sua empresa já se preocupou com o clima organizacional? Independentemente do setor de atuação ou tamanho da corporação, preocupar-se com a qualidade de trabalho é essencial.
Um negócio que não prioriza seus funcionários, não possui metas realmente alcançáveis. Para explicar tal afirmativa, o Grupo Insigne preparou este artigo para você que deseja começar um novo ano colecionando pontos positivos.
Atente-se às informações e dicas dispostas a seguir!
Maneiras eficientes para melhor o clima organizacional
Clima organizacional condiz com a maneira que os funcionários enxergam sua empresa. Não apenas no serviço oferecido. Afinal, os tempos estão cada vez mais avançados. Aderir-se a metodologias antigas e abusivas pode se tornar, em longo ou curto prazo, definitivo na falência de um negócio.
É preciso revisar todas as políticas internas, valores e metodologias de trabalho oferecidas para melhorar o clima organizacional. Se uma corporação não valoriza esses posicionamentos, a taxa de rotatividade de funcionários tende a aumentar, e a produtividade e entrega de resultados também são afetadas.
Cuide da saúde da equipe
Aqui, falamos de saúde física e mental, que vai além de um bom plano de saúde; ele é essencial, mas os cuidados com a saúde começam assim que a carga horária se inicia. Hoje em dia, assuntos delicados como ansiedade, depressão e pânico são altamente debatidos, assim a empresa deve estar sempre atenta aos seus colaboradores. O clima organizacional pode cuidar disso a partir de um ambiente de trabalho respeitoso, saudável e em constante desenvolvimento.
Quanto ao plano de saúde, tenha certeza que o investimento vale a pena. Como avaliar isso? Basta analisar quais são as proporções da cobertura do plano escolhido. Veja se atende as necessidades da equipe. Um time com a saúde em dia e com a sensação de estar sendo cuidado trabalha com mais motivação e entrega resultados satisfatórios para todas as partes envolvidas.
Invista em qualidade de trabalho
Por falar em ambiente de trabalho saudável, é objetivo do clima organizacional cuidar também da estrutura da empresa. Avalie se as ferramentas disponibilizadas atendem as demandas, se existe organização de documentos e tarefas e, tão importante quanto, conforto. Este último engloba climatização, qualidade de cadeiras, espaços para alimentação e descanso, tudo o que estiver ao alcance do seu negócio.
Forneça possibilidades de crescimento
Organize palestras, treinamentos e cursos de profissionalização para seus funcionários dentro da área de trabalho Afinal, a informação é a chave para o crescimento e melhoria dos resultados e compartilhar esse conhecimento é um dos pilares do aprendizado contínuo.
Além das competências exclusivamente profissionais, os colaboradores podem receber acompanhamento para o desenvolvimento de outras habilidades. Por exemplo, oratória e boa escrita são essenciais em todos os casos. Inclui-se ao exemplo o relacionamento interpessoal. O investimento em clima organizacional agrega benefícios para a empresa e funcionário de igual forma.
Defina metas alcançáveis e saudáveis
Todos querem crescer, mas nem sempre em prazos tangíveis. Isso quer dizer que realizar um correto planejamento de metas a serem alcançadas também faz parte do clima organizacional.
E você sabia que todos os elementos citados anteriormente entram neste? Afinal, é preciso definir prazos e metas a partir de quantidade de funcionários, estrutura da empresa e organização do administrativo. Todas as áreas trabalham juntas.
Deve-se priorizar uma metodologia de incentivo que não explore os limites e os horários dos funcionários conforme regulariza a Lei.
Avalie e atualize os benefícios
Fazendo um gancho com a lei, alguns benefícios são obrigatórios para a empresa de acordo com o regime tributário seguido. Contudo, é sempre de grande importância avaliar o que pode ser oferecido de novo ou até mesmo melhorado para o pessoal. Além do plano de saúde citado anteriormente, veja a possibilidade de oferecer vales para academia, cultura, descontos em sites, entre outros.
Trabalhe com horários flexíveis
Um funcionário bater ponto todos os dias às oito da manhã não é mais uma métrica para bons resultados. Principalmente após o ápice da pandemia do novo coronavírus, percebeu-se que a flexibilização de trabalho, quando possível, é bem-vinda e efetiva. Além dos horários adaptáveis, intercalar os dias de trabalho com home office também pode contribuir para o clima organizacional.
Inclua comprometimento social na empresa
Não se esqueça dos valores da empresa na hora de estabelecer sua presença no mercado. Muito além dos serviços oferecidos, passando pelo investimento em qualidade de trabalho, há a consciência, a responsabilidade social e ambiental. Para melhorar o clima organizacional, é possível criar campanhas beneficentes e envolver os funcionários em cada uma.
Por que a empresa deve prestar atenção nisso?
Esperamos ter esclarecido até aqui que não existe empresa saudável sem clima organizacional equilibrado. Os cuidados com a equipe andam alinhados com os investimentos de mercado – quando não estão à frente. Cuidar daqueles que tornam o negócio realidade deve ser prioridade.
Sua empresa ao realizar uma pesquisa de clima organizacional consegue identificar como está a situação das áreas e equipes, para então conseguir fazer um planejamento estratégico que trabalhe o seguinte:
- equipes produtivas e motivadas;
- líderes de qualidade;
- treinamentos efetivos;
- maquinário e ferramentas bem utilizados;
- entrega de bons resultados;
- bom posicionamento de mercado;
- credibilidade;
- baixa rotatividade;
- rentabilidade.
Qual é a contribuição do Grupo Insigne?
Nós, do Grupo Insigne, oferecemos serviços essenciais que levarão a sua empresa para um novo patamar de processos e tecnologia. Conosco, você encontra:
E muitos outros serviços!
Entre em contato agora mesmo e tenha acesso a um orçamento exclusivo e personalizado sob demanda para atender suas necessidades de negócio.
Leave a comment