25/07/2023

Mutirão ‘Renegocia!’ começou nesta semana

O programa tem duração até 11 de agosto e tem como objetivo negociar dívidas de diversos segmentos. 

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) realiza a partir desta segunda-feira (24) o Renegocia!, um mutirão nacional de negociação de dívidas de consumidores que estão enfrentando dificuldades financeiras. 

O principal objetivo do programa é oferecer auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas de forma mais acessível e prevenir o superendividamento da população.

“O superendividamento atinge milhões de brasileiros e brasileiras. Ele acontece quando as pessoas não têm condições de saldar as suas dívidas sem colocar em risco a sua própria sobrevivência”, diz Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor.

“[A ação] servirá para promovermos uma ampla renegociação dessas dívidas e para que as pessoas possam reconstruir a sua cidadania”, conclui.

O programa vai até 11 de agosto com atendimento presencial nos órgãos de defesa do consumidor de todo o país: Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações. 

A consulta também pode ser realizada online pelo portal consumidor.gov.br usando a sua conta Gov.br prata ou ouro. O próximo passo é selecionar o credor para concluir o pedido. Após preencher a solicitação, selecione no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”. 

Segundo o governo federal, o evento tem como foco principal os superendividados. Ou seja, pessoas que estão em uma situação que ultrapassa a capacidade de pagamento. Mas qualquer consumidor que tenha dívidas em atraso pode participar da ação; Não há limites estabelecidos de valores e nem renda. 

O Renegocia! engloba dívidas de diversos setores, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outros. O programa promete oferecer suporte aos consumidores em diferentes áreas de endividamento. 

Ficam de fora da ação apenas as dívidas que envolvem pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário. 

O mutirão começou exatamente uma semana após o lançamento do Desenrola, programa de renegociação de dívidas do governo federal. 

As duas ações do governo federal visam a negociação de dívidas. O foco do programa Renegocia! é a prevenção do superendividamento, com maior destaque naqueles consumidores que estão com endividamentos excessivos. Além disso, a monitoração das negociações do programa é acompanhada pelos órgãos de defesa do consumidor. 

Já o Desenrola tem valor e renda pré estabelecidas. O programa só permite a negociação de dívidas bancárias até R$ 5 mil reais e a renda do consumidor não pode ultrapassar R$ 20 mil. 

Se inscreva na lista de transmissão para não perder nenhuma atualização sobre o mercado financeiro aqui no Blog do Grupo Insigne.