Obrigações de maio: saiba o que foi importante nesse mês
a classe contábil teve que se movimentar para cumprir com algumas das principais obrigações no mês de maio.
Com o final de maio chegando, algumas das principais obrigações para o setor da contabilidade serão concluídas até o dia 31 de maio.
A principal delas é o Imposto de Renda (IRPF), que poderá ser enviado até às 23:59 do dia 31 de maio, na quarta-feira. Também será nessa mesma data, o inicio do pagamento do 1º lote da restituição.
Segundo estimativas da Receita Federal, a expectativa é receber 39,5 milhões de declarações e, até o momento, a autarquia recebeu 28.560.404 preenchidos.
Cerca de 30% a menos do esperado.
Ainda em maio, uma das obrigações que mais movimentaram o mundo da contabilidade teve uma notícia de alívio para o setor.
A Escrituração Contábil Digital (ECD), que deveria ser concluída até 31 de maio, foi adiada para 30 de junho após uma mega mobilização de entidades contábeis que lutavam por esse adiamento.
O Grupo Insigne recomenda aos contadores que antecipem o envio da ECD, principalmente, para evitar a sobrecarga de acesso na plataforma da Receita Federal.
Também será no dia 31 de maio que os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
Por fim, a Declaração sobre Operações Imobiliárias (DOI) e a Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME) também devem ser enviadas até o dia 31 de maio.
Novo cronograma da restituição do irpf
Na última quarta-feira, 24, a Receita Federal divulgou a liberação das consultas para o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de 2023.
Esse ano, a autarquia encontrou um recorde. Cerca de 4 milhões de contribuintes receberão o benefício, que totalizará cerca de 7,5 bilhões de reais. Confira o cronograma:
- 1º lote: consulta em 24 de maio, pagamento em 31 de maio;
- 2º lote: consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho;
- 3º lote: consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho;
- 4º lote: consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto;
- 5º lote: consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.
Para o pagamento do primeiro lote, serão beneficiados 4.129.925 contribuintes. Os contemplados serão idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou portadoras de doenças graves, professores e contribuintes que optaram pelo recebimento via PIX ou utilizaram a Declaração Pré-preenchida.
Confira essas notícias e outros conteúdos interessantes sobre o mercado brasileiro no blog do Grupo Insigne. Faça parte da nossa Lista de Transmissão e tenha conteúdos assim que publicados.