21/06/2023

Receita Federal alerta sobre golpes cibernéticos

A RECEITA FEDERAL NOTIFICA OS CONTRIBUINTES SOBRE OS GOLPES COM O NOME DO ÓRGÃO.

Devido ao encerramento do prazo regular para a entrega da declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal aumentou a cautela com seus contribuintes.

O órgão fez uma sequência de avisos para disseminar a possibilidade de fraudes e golpes que usam o nome da instituição para enganar a população. 

Aproximadamente 41 milhões de cidadãos que cumpriram seu dever como contribuintes enviando as declarações agora estão na mira de ataques cibernéticos. Até o momento, a Receita Federal já identificou três esquemas de fraudes aplicadas.

O primeiro golpe chamado de “Golpe dos Erros na Declaração” acontece por e-mail, onde os fraudadores informam ao contribuinte erros na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física e enviam um link suspeito para colher informações pessoais.

O segundo é o “Golpe da Antecipação da Restituição”. Esse ocorre através de sites que prometem antecipar a restituição do Imposto de Renda, solicitando dados e pagamento de taxas para agilização do processo.

A Receita Federal reforça que não faz o envio de comunicações eletrônicas contendo links e solicitando informações cadastrais.

O último golpe detectado é o “Golpe da Declaração na Malha Fina”. Neste, os fraudadores enviam notificações falsas também por e-mail contendo um link e arquivo PDF falso informando discordâncias da declaração do Imposto de Renda e que sua restituição ficará retida na Receita Federal. 

Para não cair em golpes como esses, a Receita Federal aconselha que seus contribuintes não acessem e-mails e mensagens de fontes desconhecidas que solicitem informações pessoais e cadastrais sobre a declaração do Imposto de Renda.

Afim de evitar que seus contribuintes caiam em fraudes, a Receita Federal recomenda que seus contribuintes não cliquem em links suspeitos, abram arquivos anexados desconhecidos e sempre verifiquem a autenticidade das comunicações que alegam ser do órgão usando o e-CAC e o site oficial como canais seguros.

A Receita Federal reafirma o comprometimento de combater os golpes e proteger seus contribuintes. Também evidencia que o procedimento seguro para aqueles que desejam verificar se há erros, se estão na Malha Fina ou qualquer consulta na sua declaração do Imposto de Renda é através do e-CAC, na opção “Meu Imposto de Renda” (Extrato da DIRPF) e as pendências, se houver, devem ser consultadas na aba “Processamentos“.

Confira dicas importantes para evitar os golpes:

Não clique em links desconhecidos e suspeitos, visto que podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas em seu dispositivo. 

Não abra arquivos em anexos, pois geralmente são programas que conseguem capturar informações confidenciais. 

Estranhe de e-mails ou mensagens solicitando informações pessoais em nome da Receita Federal ou relacionadas ao Imposto de Renda.

Analise a veracidade das comunicações que aparentam ser da Receita Federal acessando sempre o e-CAC e o site institucional. 

O esclarecimento e atenção do contribuinte sobre o tema são instrumentos indispensáveis contra os golpes. Logo, é fundamental estar informado dessas tentativas de fraude e agir em prol da proteção das informações pessoais e financeiras.

Confira essa e outras as informações disponíveis sobre a declaração do Imposto de Renda no Blog do Grupo Insigne e não deixe de fazer parte da lista de transmissão para não perder conteúdos como este.