A importância do posicionamento estratégico na marca: o case da Sinergás
Posicionar uma marca de forma estratégica é mostrar ao mercado quais são seus propósitos e diferenciais, trazendo a perspectiva de sua identidade, seus projetos futuros e as iniciativas do presente.
Foi por esse motivo que a Sinergás, empresa que há três décadas oferece soluções completas em Gás Natural, apostou na experiência e nos esforços da Thruster, braço de comunicação 360 do Grupo Insigne.
A Sinergás é especializada em locação de sistemas de compressão e comercialização de gás natural e em soluções que viabilizem seu uso. O objetivo da empresa é aumentar a utilização do GNV por residências, veículos e empresas, dissipando uma energia mais sustentável ao mesmo tempo em que gera valor para produtores, distribuidores, revendedores, equipes internas, consumidores, e acionistas.
Através de tecnologia de ponta, a marca também engloba diversos serviços, como assistência técnica; instalação e manutenção dos sistemas de compressão; teste hidrostático de segurança operacional das tubulações; atendimento 24h; e mais.
Além de destacar os serviços que compõem o portfólio, a Sinergás buscava reforçar seu posicionamento em relação às questões ambientais, como por exemplo o compromisso com o Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Ademais, a atuação da marca nos principais mercados de Gás Natural Veicular e Gás Natural Comprimido demandava mais destaque em todos os seus canais.
O trabalho envolveu uma profunda imersão no primeiro momento e em seguida a definição de identidade visual e posicionamento. Tanto o diagnóstico como o mapeamento de oportunidades e estratégias foram feitos com foco no desenvolvimento do negócio e na valorização da marca Sinergás e de toda sua atuação.
Desafio
Era preciso, sobretudo, mostrar estrategicamente ao mercado como a Sinergás se posicionava, desvinculando, aos poucos, seu nome antigo (ASPRO Serviços). Em paralelo, buscávamos reforçar seu tamanho e sua atuação com inúmeros produtos e serviços de qualidade além da assistência técnica. A necessidade de transparecer sua confiança na técnica e na inovação seria um guia para todo o processo de Rebranding e Identidade da marca Sinergás.
Estratégia
Inicialmente, o diagnóstico da Thurster, chamado de Brand Valuation, sua metodologia proprietária, foi usada para implementar uma imersão que envolveu pesquisa; identificação de números e qualidades; de detratores da marca; Insights; oportunidades; e cases de sucesso. Tínhamos a missão de mostrar que mesmo não vendendo diretamente ao consumidor, seu trabalho impacta positivamente o meio ambiente.
Em seguida, houve a criação da Identidade Visual, com foco em demonstrar toda a atuação da marca, destacando a qualificação de seus funcionários, produtos e serviços. Ao mesmo tempo, o Design e elementos deviam ressaltar seu compromisso com a verdade e transparência.
Resultados
Através do conceito “aqui tem gás, aqui tem Sinergás”, a marca agora transmite o “gás” dos funcionários, diretores e de toda a equipe, sua energia e vontade para entregar o melhor produto e o melhor serviço.
Esforço, energia, motivação e comprometimento ineridos em uma única mensagem.
Nossa parceria com a Sinergás foi além, e hoje fazemos toda a estratégia de comunicação e o desenvolvimento de peças, sempre de forma consultiva e orientando o time a expandir sua presença de merca e seus resultados.
“Nós conhecemos a Thruster por intermédio do Alessandro, CEO do Grupo Insigne, e também a partir de um post de divulgação do trabalho deles de reposicionamento de marca no LinkedIn. Desde o primeiro material recebido por eles (proposta de trabalho) até a efetivação das primeiras peças, já com nossa marca reposicionada, verificamos que tudo sempre foi feito com muito profissionalismo e voltado para a necessidade do cliente, fosse ela relativa ao atendimento de um prazo ou mesmo para discutir conceitos do processo de reposicionamento da nossa marca. Estamos apenas no início dessa nova jornada e esperamos contar com a Thruster para nos guiar nesse longo caminho”.
André Gomes, CEO Sinergas
Vamos conversar sobre sua Estratégia empresarial e presença de marca?
Estratégia empresarial é essencial para qualquer empresa. Pensamos sobre a estratégia de negócios e sobre a presença marca, sempre envolvendo inovação.
A Thruster foi responsável por por todo nosso processo de estruturação de marca e identidade, e hoje, junto conosco, constrói soluções para alavancar outras empresas.
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