Inteligência artificial na Gestão Fiscal.
01/10/2024

Uso da Inteligência Artificial na gestão fiscal: o que preciso saber?

As empresas estão buscando, cada vez mais, automatizar com segurança a sua operação financeira, fiscal e tributária. Saiba como isso impacta o seu investimento.

 

As rotinas fiscais passaram por profundas transformações ao longo do tempo, os profissionais deixaram de utilizar as suas ferramentas “manuais” para buscarem soluções tecnológicas e automatizadas. Essa transformação também possibilitou um trabalho ser feito com informações compartilhadas em tempo real e mais seguras.

Essa modernização desenvolveu o compliance fiscal, um compilamento de regras sobre organização, auditoria, catalogação, averiguação e outras funcionalidades que são essenciais para a manipulação de informações sensíveis. Apesar de ser exigido mais cautela nesse cenário, ele permitiu que existisse a chamada terceirização visando garantir mais praticidade, eficiência e agilidade nos serviços.

Atualmente, a sua empresa vive uma realidade com terceirização? Ou o uso de inteligência artificial? Esses dois fenômenos são mais comuns do que você pensa. O uso estratégico dessas ferramentas garante as empresas vantagens mais objetivas na busca por espaço nos mercados tão competitivos.

“O cenário corporativo exige uma convergência entre o compliance fiscal e a tendência tecnológica do uso da inteligência artificial para garantir o cumprimento das leis fiscais, a eficiência operacional e a segurança”, comenta Alessândro G Silvha, CEO do Grupo Insigne. Ele destaca que a automação de processo com IA e a tecnologia em nuvem, são pilares fundamentais para o compliance fiscal atual.

O Grupo Insigne separou 3 pilares fundamentais para você entender a importância da inteligência artificial na gestão fiscal:

 

Eficiência operacional com automação de processos

Certamente, você não consegue imaginar o setor fiscal atuar sem a automação de processos. Antes dessa tecnologia, esse departamento atuava com o processamento de dados fiscais e a geração de relatórios de maneira manual, estando mais propensos a erros humanos e exigindo um longo tempo de dedicação de seus colaboradores.

Com a adoção de sistemas automatizados capazes de executar essas mesmas tarefas de maneira mais precisa, eficiente e escalável, os profissionais fiscais passaram a se concentrar em atividades mais complexas e de valor estratégico para a empresa. Assim, a IA permitiu que o setor fiscal aumentasse a velocidade de processamento de dados, reduzisse erros e atuasse em conformidade com as regulações fiscais.

 

Análise de grandes volumes

A IA permitiu que o departamento fiscal conseguisse trabalhar com grandes volumes de dados sem a necessidade de uma equipe maior. A utilização dessa ferramenta no campo fiscal permitiu o desenvolvimento de algoritmos avançados e com a capacidade de aprendizado automatizado. Em outras palavras, a IA é capaz de analisar grandes volumes de dados fiscais, identificar padrões e tendências, e automatizar tarefas complexas.

 

Tecnologia em nuvem

O compliance fiscal também permitiu a modernização da governança corporativa, com o uso da tecnologia em nuvem, as empresas puderam armazenar, processar e compartilhar dados fiscais de forma segura e eficiente, eliminando a necessidade de infraestrutura física e reduzindo custos operacionais. As organizações ganham flexibilidade, escalabilidade e acessibilidade aos dados fiscais, dando mais agilidade e estimulando uma gestão estratégica na área tributária.

 

A união do compliance fiscal com o uso da automação é uma das grandes virtudes que o Grupo Insigne acredita nos seus mais de 17 anos de atuação. Nós somos uma das principais referências no oferecimento da terceirização fiscal, também conhecido como BPO Fiscal (Business Process Outsourcing Fiscal), garantindo a redução de custos operacionais, a atuação dentro dos mais rígidos protocolos de conformidade, eficiência nos processos e o apoio estratégico no seu planejamento tributário.

Vamos conversar sobre como impulsionar ainda mais a sua empresa?

Receba em primeira mão, através de nossa lista de transmissão, diversos conteúdos de valor e impacto no mercado.